18 de dezembro de 2017

Coordenador de Design Gráfico participa de congresso internacional

e17c2170-b32c-4c70-9b81-b144c25cc1c7De 3 a 8 de dezembro, o coordenador de Design Gráfico da UNIFEBE, Robson Souza dos Santos, participou do XXXI Congresso Alas, realizado em Motevideu.

O evento, da Associação Latino Americana de Sociologia, teve como tema central “As encruzilhadas abertas da América Latina: a Sociologia em temos de mudanças”.

O professor participou do do GT 6 – Imaginarios Sociales y Memoria apresentando o trabalho intitulado “Como o jornalismo brasileiro narra (e representa) a América Latina: problematizações a partir da revista mais lida no país”.

O artigo é um recorte dentro de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em conjunto com os pesquisadores do Grupo Monitor de Mídia da Univali em que foram analisadas as narrativas de todas as capas da Revista Veja no intervalo de seus 45 anos de história, completados em 11/09/2013.

— Sendo a revista Veja a publicação jornalística de maior circulação no Brasil, e a quarta revista de maior circulação no mundo, é evidente o importante papel que ela ocupa na construção e reforço das representações a respeito dos assuntos que narra. Ao longo das mais de quatro décadas de sua existência, Veja tem participado não apenas do registro e da difusão de representações sobre os acontecimentos nacionais, mas também sobre vários temas e acontecimentos de outros países, contribuindo assim para a construção de visões sobre esses países a partir das memórias que ajuda a difundir. Buscamos, então, aqui analisar a construção de representações sobre um outro que está bem próximo de nós – os demais países da América Latina — explica o coordenador.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE