notícias colégio
Notícias
28 de novembro de 2012

Coordenadora do Curso de Moda é aceita para doutorado na PUC-SP

A coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Edinéia Pereira da Silva Betta, passou no processo seletivo (prova, entrevista e análise de currículo) para realizar o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seu projeto está inserido no programa de História Social daquela instituição. A professora é egressa da UNIFEBE, sendo aluna da primeira turma do curso de História. Sua especialização e o mestrado foram realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A pesquisa apresentada é uma ampliação da dissertação de mestrado, onde irá trabalhar a História da indumentária no Sul do Brasil, evidenciando a identidade e o poder de representação dos trajes “típicos” gaúchos, e o seu deslocamento para os demais estados, já que hoje está presente na maioria dos estados brasileiros e exterior, em virtude da migração.

Contrariando as pesquisas atuais que indicam que poucos querem exercer a profissão de professor, Edinéia se diz uma apaixonada pela arte de ensinar. “Pesquisar é algo que gosto muito, porém dar aula é a minha paixão. Desde criança, eu tinha certeza que queria ser professora. Quando adolescente, fui catequista, depois fiz magistério e na graduação optei por licenciatura. Como a minha família é da confecção, e convivi com essa realidade por muito tempo, optei por pesquisar história da indumentária. Eu faço realmente o que eu gosto”, contou a professora.

Edinéia já trabalhou com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. “Vejo o aluno como prioridade. Digo sempre, logo no primeiro dia de aula, o que me diferencia deles é que, por conta da idade, eu passei pelo processo primeiro, não quer dizer que um dia eu não venha a ser aluna deles também. Pois a vida é um constante aprendizado e o professor nunca deixa de ser aluno também”, salienta.

Os degraus acadêmicos galgados pela professora sempre estiveram ligados ao trabalho. Oriunda da escola pública, Edinéia cursou a UNIFEBE com bolsa do artigo 170 e também exercia atividade profissional. A especialização e o mestrado foram cursados com a docente trabalhando paralelamente. Segundo ela, também pretende fazer o doutorado conciliando com o trabalho. “Fácil não é, mas também não é impossível. O importante é não desistir! Essa é a realidade de grande parte dos alunos da UNIFEBE que estudam e trabalham. Tenho orgulho de poder contribuir para a formação deles.”

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Confraternização entre professores e funcionários da Unifebe

Confraternização entre professores e funcionários da Unifebe


21 de junho de 2006
Inscrições abertas para Bolsas de Estudo do Proesde
Bolsas de Estudo

Inscrições abertas para Bolsas de Estudo do Proesde


05 de abril de 2019
Desafio Sebrae: inscrições até segunda-feira

Desafio Sebrae: inscrições até segunda-feira


01 de junho de 2006
Skip to content