23 de junho de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Curricularização da Extensão promove integração entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico

Acadêmicos desenvolveram material que visa incentivar vida sustentável

Com o intuito de fomentar a educação e a conscientização para uma vida mais sustentável, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNIFEBE elaboraram peças gráficas e publicitárias em parceria com o Movimento Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) de Santa Catarina, ONG que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, de forma a tornar inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Entre os principais objetivos do projeto, estava o desenvolvimento de peças publicitárias criativas para dez públicos diferentes. Por isso, foram explorados vários formatos como podcast, jingle, spot, redes sociais, mídia impressa, textos publicitários e vídeos. Após a conclusão dos trabalhos, as peças foram apresentadas aos integrantes do Movimento ODS via Google Meet.

Prontos para o mercado de trabalho
O Coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, professor Thiago Santos, considera que a Curricularização da Extensão foi um momento importante para os dois cursos. “Houve uma integração e uma interatividade entre professores e alunos. Foi um momento de muito aprendizado, em que os acadêmicos tiveram que aprender a lidar com pressão e entender como funciona uma equipe de trabalho real na entrega de uma campanha publicitária”, atesta Thiago, salientando a qualidade dos projetos apresentados e o engajamento das campanhas.

Acadêmico da 3ª fase de Design Gráfico, Diego Martins crê que exercitar as atividades em equipe é valoroso para estar melhor preparado ao mercado de trabalho. “Desenvolver um projeto para uma instituição de nível estadual com certeza acrescenta muito em nosso currículo e em nosso portfólio. Foi uma experiência muito proveitosa como pessoa e como estudante”, conclui Diego.

Aline Inácio, aluna da 3ª fase de Publicidade e Propaganda, celebra o fato de ter feito um trabalho para uma instituição de nível estadual vinculada com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Fomos realmente desafiados a realizar algo incrível para nosso aprendizado. Acredito que nós, publicitários, não devemos apenas vender produtos ou serviços. Temos a missão de ensinar e foi isso que fizemos nesse trabalho. Passamos informações para pessoas sobre o ODS, cada grupo com seu público alvo, e assim podemos mostrar como atitudes simples transformam o planeta em um lugar melhor para as próximas gerações”, finaliza Aline.

Curricularização da Extensão
Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 1ª e 3ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura interino da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante se envolve diretamente com a comunidade com ações que estão vinculadas à sua formação universitária, de modo a viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Unifebe oferece MBA em Nova Trento – 2009.1

13 de fevereiro de 2009
Acadêmicos de Direito realizam Júri Simulado

04 de outubro de 2010