22 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Curso de Arquitetura e Urbanismo entrega bancos-biblioteca para municípios da região

Atividade integrou a 3ª edição do EXECUTA, projeto interdisciplinar com finalidade social e prática

Foi finalizado em março mais uma edição do maior projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O 3º EXECUTA — atividade interdisciplinar que envolve acadêmicos da 1ª a 10 fase na missão de desenvolver uma problemática com finalidade social e prática — foi um sucesso e envolveu toda a comunidade regional.

Neste semestre, os alunos projetaram um Banco-Biblioteca que contemplou diversas cidades. Os mobiliários foram adequados aos espaços e entregue com livros.

A equipe de Camila Raiser, Fabiana Cristina Hentz, Gabriel Gessele, Jaqueline Bonecher Motta e Otmar Alexandre foram os vencedores do desafio. Eles criaram o “PIERRE ET BOIS” — banco-biblioteca implantado na praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Trento (SC).

A área é de aproximadamente 5 mil metros quadrados e comporta parque infantil, quiosque, academia ao ar livre, chafariz, passeios e vegetação. Conforme o grupo, o ponto escolhido para locação do banco fica na extremidade noroeste da praça, extremidade oposta ao parque infantil, sob a sombra de uma árvore, com vista estratégica para todos os lados, especialmente para o chafariz e para o tratador de pássaros.

Camila, da 9ª fase, explica que a Arquitetura Modernista inspirou a criação do projeto, que utilizou materiais naturais, como madeira, pedras e vegetação.

— Cada EXECUTA é esperado com muita ansiedade, pois é um trabalho que abre nossa mente para o mundo da arquitetura. A dificuldade maior é sempre a integração das diversas ideias, mas após o resultado ficamos felizes e muito realizados — salienta.

Josieli Ribeiro dos Santos, da 9ª fase, conquistou o 3º lugar. O banco-biblioteca de linhas retas e minimalistas está na UNIFEBE. Foi reaproveitado assoalho de uma casa velha e utilizado policarbonato.

— Foi uma experiência muito legal, porque aprendemos a durabilidade de cada item, nos aproximamos mais dos nossos colegas e ainda contribuímos com a comunidade — destaca.

Para Thiago Petermann Barbosa, da 1ª fase, o EXECUTA permitiu que aprendesse com a diversidade.

— Cheguei agora na UNIFEBE e já estou projetando. Achei a atividade incrível e já estou aprendendo como é a realidade do mercado — enfatiza.

Objetivo conquistado

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, destaca que o EXECUTA valorizou os municípios dos alunos e a sociedade teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Instituição.

— Percebemos que a estratégia de atingir as cidades que os nossos estudantes moram surtiu resultados. Mais uma vez o projeto foi um sucesso, os estudantes gostaram, os professores e toda a comunidade regional. É a UNIFEBE deixando sua marca na comunidade — ressalta.

O morador de Nova Trento, Valmor Sgrott, elogiou a iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo em sua rede social. No Facebook, ele relata que ao caminhar no Centro da cidade, como de costume, se deparou com o banco-biblioteca e ficou feliz.

— Parabéns a todos os envolvidos — declara.

1º lugar

Camila Raiser

Fabiana Cristina Hentz

Gabriel Gessele