notícias colégio
Notícias
27 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com representantes da Receita Federal

Além da atuação e história tributária, a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física esteve no foco do debate

Em meio a uma série de atividades com foco na atuação do profissional contábil no período de regularização com a Receita Federal, os acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIFEBE tiveram a palestra Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Cidadania Fiscal. A atividade foi parte da Curricularização da Extensão do curso e reuniu o auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado-adjunto da Delegacia da Receita Federal, em Blumenau, Marcelo Stoiani Nercolini e o chefe da agência de Brusque da Receita Federal do Brasil, o Analista Tributário, Charliston Braz Araujo.

Durante a apresentação, ambos abordaram, desde o histórico, aspectos técnicos relacionados à Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a destinação do imposto destinado ao auxílio de entidades sociais municipais. Segundo Nercolini, com as atualizações e mudanças, o órgão federal tem mudado a sua forma de atuar com a população, demandando maior colaboração por parte de quem faz o processo.

“Não vamos mais ser aquela entidade punitiva, que vai procurar autuar as pessoas, estamos desenvolvendo outra cultura. Não só aqui, mas observando o que é feito no exterior, como a cooperação”, descreve.

Na abertura da programação, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destacou a importância da programação para a formação dos acadêmicos. Segundo ele, a profundidade das atividades propostas servem de preparação precisa para a atuação profissional dos acadêmicos.

“Vocês acabam se envolvendo com uma atividade específica e inerente ao ramo da Contabilidade. Para aqueles que ainda não atuam na área, já é uma oportunidade ímpar para adquirir competências e habilidades para utilizar futuramente; e, para aqueles que já estão, é uma oportunidade de autoavaliação”, indica. “As orientações prestadas por vocês são de vital importância e devem colaborar para que a região desenvolva essa cultura de educação financeira”.

 

 

Preparação profissional

A importância da preparação dos profissionais contábeis também é reforçada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein. Ele classifica o imposto de renda de pessoas físicas como um dos mais relevantes para o país, e indica ser fundamental uma boa preparação tanto nas regras tributárias quanto na cidadania fiscal. .

“O é objetivo de preparar os profissionais contábeis para elevar o debate além do simples cumprimento de leis tributárias e obrigações acessórias, buscando discutir e compreender, de maneira menos rasa, o papel dos tributos, o seu impacto no bem-estar coletivo da sociedade”, descreve.

Para a acadêmica da na 5.ª fase do curso, Vanessa Iunceck, a programação e o contato com os profissionais do órgão federal são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, assim como saber sobre as recorrentes atualizações do serviço prestado. “É um assunto tão pertinente e que engloba uma grande parte da população brasileira, que podemos auxiliar a comunidade e prestar serviços com retorno”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Abertas inscrições para monitoria de atividade de recreação em Canelinha

Abertas inscrições para monitoria de atividade de recreação em Canelinha


06 de setembro de 2013
Exposição “Welt-sprache Fussball – Planeta Futebol”

Exposição “Welt-sprache Fussball – Planeta Futebol”


07 de junho de 2006
Edital Febe nº 04/10 – Para Implantação de Cantina – Bloco “C”

Edital Febe nº 04/10 – Para Implantação de Cantina – Bloco “C”


08 de setembro de 2010
Skip to content