Turmas das 3ª e 5ª fases do curso de Pedagogia da UNIFEBE receberam as professoras da Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, Danieli Martins Pereira e Cimara Habitzreuter e o estudante José Carlos Paulini. A roda de conversa teve como foco o uso do jornal como ferramenta de ensino.
Estimulado pela iniciativa da escola, o estudante brusquense ampliou o projeto, iniciado como uma atividade escolar, e levou a proposta às redes sociais, mantendo páginas de seu “jornal” na internet. Durante a visita, as participantes puderam conhecer sobre a implantação da iniciativa do jovem, primeiro com jornais manuscritos e, atualmente, com as publicações sendo feitas em perfis de redes sociais.
Os acadêmicos e professores também puderam interagir com o José, que ministrou a palestra apresentando a proposta de jornal escolar. “Buscou-se possibilitar que os acadêmicos ouvissem uma criança, público com quem trabalharão futuramente e precisarão saber ouvir e respeitar”, descreve a professora Luciane Oliveira da Rosa. Ela destaca o papel da atividade em proporcionar uma experiência de conhecimento prático sobre o uso do jornal em sala de aula e colaborar com o letramento de crianças.
“A experiência do menino José Carlos é inspiradora e mostra que é possível professores trabalharem com o uso do jornal na escola”, indica a professora. “O jornal pode promover o letramento e incentivar as crianças para práticas de leitura, escrita e participação ativa na sociedade”.
Estudantes como protagonistas
Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, o projeto Roda de Conversa, mantido pelo curso, possibilita trocas, assim como a aproximação entre teoria e prática. A professora salienta o quanto essa ação tem sido importante na formação dos futuros pedagogos, e essa roda de conversa sobre o jornal escolar foi um complemento interessante na compreensão do que significa letramento.
Outro benefício, segundo a professora está na diversidade de atividades proporcionada pela produção do jornal escolar. “Uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar, apresentando o debate de temas relacionados às experiências dos alunos e aos conteúdos curriculares explorados, enriquecendo a participação, o protagonismo e contribuindo para uma escola conectada”, descreve.
A acadêmica Rebeca Regina de Jesus Alves já conhecia iniciativas de uso do jornal na escola, ao participou de projeto semelhante durante o ensino fundamental. Segundo ela, a atividade ajudou a complementar a compreensão sobre a riqueza do gênero textual e como ele pode ser aproveitado no processo de alfabetização. “Implantar projetos que envolvem esse tema é uma ótima opção para integrar as crianças como protagonistas em sala de aula”.