notícias colégio
Notícias
24 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Pedagogia da UNIFEBE desenvolve roda de conversa sobre uso de jornal como ferramenta de ensino

Produção de jornal interno como incentivo de leitura e escrita é adotada por escola brusquense

Turmas das 3ª e 5ª fases do curso de Pedagogia da UNIFEBE receberam as professoras da Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, Danieli Martins Pereira e Cimara Habitzreuter e o estudante José Carlos Paulini. A roda de conversa teve como foco o uso do jornal como ferramenta de ensino.
Estimulado pela iniciativa da escola, o estudante brusquense ampliou o projeto, iniciado como uma atividade escolar, e levou a proposta às redes sociais, mantendo páginas de seu “jornal” na internet. Durante a visita, as participantes puderam conhecer sobre a implantação da iniciativa do jovem, primeiro com jornais manuscritos e, atualmente, com as publicações sendo feitas em perfis de redes sociais.

Os acadêmicos e professores também puderam interagir com o José, que ministrou a palestra apresentando a proposta de jornal escolar. “Buscou-se possibilitar que os acadêmicos ouvissem uma criança, público com quem trabalharão futuramente e precisarão saber ouvir e respeitar”, descreve a professora Luciane Oliveira da Rosa. Ela destaca o papel da atividade em proporcionar uma experiência de conhecimento prático sobre o uso do jornal em sala de aula e colaborar com o letramento de crianças.

“A experiência do menino José Carlos é inspiradora e mostra que é possível professores trabalharem com o uso do jornal na escola”, indica a professora. “O jornal pode promover o letramento e incentivar as crianças para práticas de leitura, escrita e participação ativa na sociedade”.

Estudantes como protagonistas
Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, o projeto Roda de Conversa, mantido pelo curso, possibilita trocas, assim como a aproximação entre teoria e prática. A professora salienta o quanto essa ação tem sido importante na formação dos futuros pedagogos, e essa roda de conversa sobre o jornal escolar foi um complemento interessante na compreensão do que significa letramento.

Outro benefício, segundo a professora está na diversidade de atividades proporcionada pela produção do jornal escolar. “Uma ferramenta pedagógica para o trabalho inter e transdisciplinar, apresentando o debate de temas relacionados às experiências dos alunos e aos conteúdos curriculares explorados, enriquecendo a participação, o protagonismo e contribuindo para uma escola conectada”, descreve.

A acadêmica Rebeca Regina de Jesus Alves já conhecia iniciativas de uso do jornal na escola, ao participou de projeto semelhante durante o ensino fundamental. Segundo ela, a atividade ajudou a complementar a compreensão sobre a riqueza do gênero textual e como ele pode ser aproveitado no processo de alfabetização. “Implantar projetos que envolvem esse tema é uma ótima opção para integrar as crianças como protagonistas em sala de aula”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Engenharia Civil conhecem os bastidores da Ponte Hercílio Luz
Visita técnica

Acadêmicos de Engenharia Civil conhecem os bastidores da Ponte Hercílio Luz


22 de maio de 2017
Eventos da Semana – De 11 a 14 de novembro

Eventos da Semana – De 11 a 14 de novembro


07 de novembro de 2013
Semana do Meio Ambiente reúne acadêmicos e comunidade externa para discutir sobre questões ambientais
Sustentabilidade

Semana do Meio Ambiente reúne acadêmicos e comunidade externa para discutir sobre questões ambientais


01 de julho de 2022
Skip to content