A 2.ª edição do Café com Egressos permitiu a interação entre diferentes gerações de profissionais que tiveram como base da sua formação o curso de Psicologia da UNIFEBE. A programação foi sediada no auditório do bloco F da instituição.
Durante a solenidade de abertura da programação, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destacou a possibilidade de troca de experiências profissionais entre os participantes e o novo momento vivido pelos egressos. “O evento é um ambiente rico de interação entre os egressos da instituição. Nele, eles têm a oportunidade de trazer as vivências individuais, agora, como profissionais, que ampliaram as suas experiências e conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação”, descreve.
Conforme a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, a programação é um momento de fortalecimento de vínculos e de estímulo à parceria entre os participantes e a instituição. De acordo com ela, a atividade também é uma forma de estimular a participação em futuras ações, organizadas pelo curso.
“A implementação do evento foi uma ação estratégica que contribuiu para o aprimoramento do curso, fortalecendo a rede de relacionamentos e o desenvolvimento contínuo da comunidade acadêmica”, afirma a coordenadora.
Reencontro com a instituição
Para a psicóloga egressa, Ana Augusta de Lima, o evento foi uma experiência significativa por possibilitar o reencontro com o ambiente da UNIFEBE e pela troca de experiências com os colegas de profissão.
Formada desde 2020, ela descreve que a experiência possibilitou ainda relembrar o caminho e refletir sobre os desafios da prática clínica, além de estimular como abordar o tema com os acadêmicos, que estão nos seus primeiros contatos com a área de atuação.
“A interação foi muito acolhedora. Senti um genuíno interesse dos colegas de profissão em compartilhar as diversas possibilidades da atuação profissional, os desafios do início de carreira e também as escolhas que fazemos ao longo do tempo”, afirma. “Momentos como esse fortalecem os laços entre a formação acadêmica e o exercício ético e sensível da psicologia”, descreve.
A psicóloga Patricia Zogbi dos Santos destaca que a possibilidade de ouvir a trajetória dos colegas, as dificuldades e práticas adotadas, ajuda e contribui com a lapidação da própria carreira. Ela descreve ter ficado feliz com a possibilidade de manter a conexão com o curso, refletir sobre a diversidade de caminhos dentro na psicologia e as possibilidades de atuação.
“Foi muito especial ver como está a equipe, ver o crescimento do curso, ouvir o relato dos colegas e depois o momento de interação mesmo, de network, o qual é sempre muito funcional para pensar em possibilidades, para sair um pouco da nossa caixinha e ampliar um pouco essas possibilidades”, indica. “Essas iniciativas nos aproximam, aproximam os egressos, é uma forma de pensar em ações conjuntas para a comunidade”, avalia.