“Eles ajudam a organizar o cronograma, quais são os convidados e o tema. E este ano, então, tivemos temas essenciais, tanto para a área de gestão como para a área da saúde”, descreve. “Tivemos grandes profissionais palestrando, e com certeza são dias que foram importantes e colaboraram para a atuação e para a promoção de um ambiente acadêmico mais fértil”, avalia.
Segundo a professora Luzia Meurer, a programação tem grande relevância para ampliar as perspectivas acerca dos desafios éticos, sociais e profissionais da psicologia contemporânea. Para a professora, o evento contribui para uma construção coletiva do conhecimento, além de consolidar a postura perante as demandas sociais. “É um espaço privilegiado para o diálogo, a reflexão crítica e o aprofundamento de temas que atravessam nossa formação e prática profissional”, afirma.
Quatro apresentações simultâneas nos auditórios dos Blocos C e F da UNIFEBE abordaram diferentes temas relacionados à atuação dos profissionais da Psicologia. Elas foram parte da programação da Semana Acadêmica do curso de Psicologia e contaram com um dia destinado a oficinas. Nelas, os participantes podiam escolher até três diferentes temas para uma atividade dinâmica, disponível em três horários diferentes ao longo da noite.
Para as Rodas de Conversa, os participantes puderam acompanhar apresentações abordando os estigmas e o manejo realizado nos contextos de casos de suicídio; o acolhimento às vítimas de assédio, abusos e violências; a atuação profissional após a conclusão do curso; e os efeitos da implantação da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), relacionada aos riscos ocupacionais, inclusive psicossociais.
A programação contou com profissionais da psicologia, psiquiatria, além de professores. Entre os participantes estiveram Fernando Kamimoto, Rodjane Padilha Fernandes, Victória Silveira Valmórbida, Maísa Hodecker, Amanda Bessa, Aline Jacinto e Pedro Carlotto.
Conforme a coordenadora de Psicologia, professora Andréia Martins, a programação representa um momento importante de qualificação e participação ativa dos acadêmicos do curso. Com a participação, ela indica a possibilidade de se abordar temas de interesse e aprofundar temáticas abordadas no dia a dia das turmas.

Proximidade com os acadêmicos
O acadêmico da 10.ª fase e presidente do Centro Acadêmico do curso de Psicologia (Unipsico), Thiago Iluar Grott Januário, destaca a programação e os ajustes realizados na organização e formato adotados para a programação. Segundo ele, as adaptações consideraram uma pesquisa realizada na última edição do evento e foram uma forma de ampliar a diversidade de temas e pontos de vista no cronograma.
Thiago ressalta o papel da atividade no aprimoramento da capacidade de comunicação entre os colegas e a possibilidade de contato com egressos, profissionais e estudantes. Para além das atividades nos auditórios, o circuito ocupou oito salas, com convidados diferentes, tratando temas relacionados à atuação na psicologia. Para as apresentações, foram organizados encontros de 40 minutos de duração, possibilitando a participação em uma gama de até três atividades. “Em cada sala, tínhamos um convidado para falar de seu campo de atuação na psicologia”, descreve.