16 de julho de 2012

Curso Superior pode ser financiado pelo FIES

Os acadêmicos e futuros alunos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE podem pagar seus estudos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), um programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores pagos.

Para ter direito ao financiamento, o estudante deve estar regulamente matriculado na Instituição de ensino. “Quem procura o FIES são pessoas que não têm condições de pagar o ensino superior, mas não possuem índice de carência para ser beneficiado com bolsas de estudos”, destaca a assistente social do Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (Soae) da UNIFEBE, Schirlei Nisch.

De acordo com ela, estudantes de praticamente todos os cursos da instituição podem acessar o benefício. “No primeiro semestre deste ano alunos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Engenharia Civil e Psicologia tiveram problemas com o cadastro por conta de uma falha no sistema do MEC, mas a UNIFEBE imediatamente solicitou a correção e esses alunos também já podem se inscrever no FIES”, explica.

Vantagens do FIES

De acordo com a assistente social os juros baixos, de apenas 3,4% ao ano para qualquer curso são a maior vantagem do Financiamento. “A inscrição é feita no www.sisfiesportal.mec.gov.br, onde também é possível fazer uma simulação para o estudante saber qual percentual consegue financiar (entre 50% a 100%)”, destaca.

Em comparação as bolsas de estudo Shirlei explica que assim que o aluno consegue contratar o FIES, tem o benefício garantido até o final da faculdade, desde que mantenha rendimento acadêmico satisfatório. “Já a maioria das bolsas têm processos seletivos semestrais e o fato do acadêmico receber em um semestre, não garante que receberá no seguinte” alerta.

Outra vantagem do Financiamento é que as inscrições são permanentes, ou seja, o benefício pode ser solicitado a qualquer momento, desde que o aluno esteja regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior e curso pretendido esteja habilitado para o FIES.

Mais informações podem ser adquiridas no SOAE pelo telefone (47) 3211-7235 ou pessoalmente no térreo do Bloco C da Instituição, campus Santa Terezinha, sala 11.

Para solicitar o FIES, é preciso:
– Estar regularmente matriculado no curso de graduação;
– Ter feito a prova do ENEM no caso de conclusão do Ensino Médio em 2010 ou 2011 (para quem terminou antes de 2010 não há essa exigência);
– Efetuar o cadastro no site do MEC (http://sisfiesportal.mec.gov.br/);
– Informar um ou dois fiadores que tenham renda de pelo menos o dobro da mensalidade do acadêmico;
– Validar as informações cadastradas no site do MEC junto ao Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante – Soae da UNIFEBE, LOCALIZADO NA sala 11C
– Finalizar o contrato no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, após encaminhamento feito pelo Soae da UNIFEBE.

Inicio das aulas da Escola Ângelo Dognini

17 de fevereiro de 2010