notícias colégio
Notícias
04 de abril de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Cursos da UNIFEBE abordam a industrialização da Construção e Habitação de interesse social

Organizado pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Projeto Executa contou com palestras, visitas técnicas e produção de Podcast sobre o tema

Ao longo da primeira semana de programação do Projeto Executa, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo participaram de uma imersão sobre as técnicas de industrialização de construções e habitações consideradas de interesse social. Os projetos desenvolvidos ao longo de 2025 participarão de concurso que escolherá uma casa prevista para ser construída em terreno cedido pela Prefeitura de Brusque.

O projeto deve seguir os critérios estabelecidos para as habitações populares do Ministério das Cidades e utilizar o Sistema de Construtivo Modular da Fischer. A edificação, que deve ser construída pela empresa brusquense, será de uso da Associação de Moradores do Bairro Planalto.

Para abordar o tema da edição da Curricularização da Extensão, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner e de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, mediaram um podcast. Eles receberam o vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura Estratégica (SIE) da Prefeitura Municipal de Brusque e o Engenheiro Mecânico e Projetista de Produto do departamento de Engenharia do Sistema Construtivo Modular da Fischer, Iuri Radunz.

“A atividade é importante para atualizar os acadêmicos sobre os métodos construtivos industrializados, que estão cada vez mais frequentes, e para mostrar a importância de se pensar em habitação de interesse social. Essas temáticas são essenciais para o processo de formação dos acadêmicos”, descreve a professora Vivian sobre a atividade de a curricularização. Ela salienta a possibilidade de parceria entre o setor público, o setor privado e o acadêmico. “Vai beneficiar todos os envolvidos. Isso mostra a importância da UNIFEBE conectar diferentes setores da sociedade para promover a inovação”.

Foco anual
Com os projetos sendo sendo desenvolvidos até o fim do ano, como relata o professor Marcelius, os acadêmicos poderão desenvolver novas propostas de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e estruturais, utilizando o sistema modular. Com a amplitude da iniciativa e limitações estabelecidas pelos padrões do modelo, ele classifica a iniciativa como desafiadora.

De acordo com ele, as propostas devem colaborar com melhorias na estrutura original. “É uma grande oportunidade para que os acadêmicos consigam sair da instituição já com um concurso dentro do currículo. Acho que isso é algo de grande importância”.


Tema atual

O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Jean Claudio Rosin já buscava informações sobre habitação de interesse social mesmo antes da programação. De acordo com ele, é comum que o tema seja abordado como um problema que demanda alternativas.

“Esses módulos industrializados são práticos e fáceis de serem produzidos e montados, diminuindo significativamente o processo de construção e sendo de baixo custo”, avalia o acadêmico. “Creio que o tema foi uma boa escolha e a proposta gerou muitas boas ideias. Na minha profissão, vou encontrar muitos desses casos de habitação social e acredito que, com a base que estamos desenvolvendo, conseguirei auxiliar, criar e inovar da melhor forma”. Indica.

Em linha semelhante, o acadêmico do curso de Engenharia Civil, João Paulo Martins, acredita que a experiência proporcionada pelo projeto pode se refletir na sua futura atuação profissional. “Acredito que projetos como esse irão ganhar muita força no futuro, fazendo com que precisemos nos adaptar e desenvolver projetos cada vez melhores”, projeta.

Segundo o acadêmico, a possibilidade de participar das visitas técnicas e palestras também foi uma etapa importante para conhecer mais sobre o tema. Os roteiros técnicos envolveram a estrutura modular da Escola João Boss, em Guabiruba.

Durante a programação, palestras virtuais abordaram temas como o uso da Modelagem de Informação na Construção ou BIM, com o CEO da ConstruÁgil, Ary Manoel Onofre Jr. Já Claudia Elisa Poletto apresentou a palestra “Habitação social na Frei Damião”. Os acadêmicos ainda puderam acompanhar a apresentação do projeto desenvolvido pela Frente de Habitação da residência em ATHIS/UFSC 2024, por Júlia De Fáveri e a professora da UNIFEBE, Alexssandra da Silva Fidelis, com o diagnóstico e propostas ao Plano Diretor de Brusque.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acafe é homenageada por seus 35 anos no parlamento catarinense

Acafe é homenageada por seus 35 anos no parlamento catarinense


06 de maio de 2009
Alunos da Unifebe praticam Arvorismo

Alunos da Unifebe praticam Arvorismo


26 de maio de 2006
UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022
Destaque

UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022


16 de dezembro de 2022
Skip to content