notícias colégio
Notícias
20 de agosto de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Debates sobre educação, direitos humanos, cidadania e saúde marcam a programação do 1.º Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cidadania da UNIFEBE

Evento foi realizado pela instituição entre os dias 11 e 15 de agosto

O campus Santa Terezinha foi palco de importantes debates sobre educação, direitos humanos, cidadania e saúde, durante a programação do 1.º Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cidadania da UNIFEBE. O evento, de iniciativa do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos – LACEDH, foi realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, e reuniu nomes de destaque no âmbito dos direitos humanos, democracia e do direito constitucional.

Na abertura, o coordenador do LACEDH e organizador do Congresso, professor Ricardo Vianna Hoffmann falou sobre a idealização da primeira edição internacional do evento. Em sua fala, o professor relembrou a trajetória das Semanas de Direitos Humanos e Cidadania e de Direitos Humanos e Saúde, que, com o incentivo das pró-reitorias foram transformadas em um evento internacional, aberto com a palestra da professora peruana Gabriela Reyes Ormeno.

“Além de figuras renomadas nas áreas abordadas e no âmbito jurídico, como o professor doutor Lênio Streck, e o desembargador doutor João Marcos Buch, nossa programação contou com as profissionais da casa, por meio da interdisciplinaridade a aplicação dos direitos humanos e da cidadania em diferentes âmbitos. Nosso evento foi um sucesso e nossa expectativa é aprimorá-lo cada vez mais”, destacou o professor.

A programação do CINTERDH também contou com o lançamento da Revista LACEDH e das obras “Litigância Animal”, de autoria da professora Ana Selma Moreira; “A Implementação da Polícia Comunitária em Santa Catarina”, do professor Moacir Gomes Ribeiro; e “Mulheres da Política Brasileira: Contextos de reificação, violência política de gênero e enfrentamentos”, de autoria da professora Marina Gonçalves de Oliveira.

Evento científico

Com mais de 70 resumos expandidos submetidos, o 1.º CINTERDH consagrou-se como mais um evento científico promovido pela UNIFEBE. Durante os dois primeiros dias de programação, mais de 60 trabalhos foram apresentados de forma híbrida, presencialmente com transmissão virtual ao vivo. O Congresso ampliou o diálogo e as discussões, relacionando em mais de dez temáticas os direitos humanos e a cidadania.

10 anos de LACEDH

Fundado oficialmente no dia 9 de setembro de 2015, o LACEDH surgiu com a proposta de fomentar o estudo e a pesquisa sobre os direitos humanos e a cidadania. Hoje, o Laboratório congrega oficialmente um grupo de pesquisa registrado no CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e certificado pela UNIFEBE. “São dez anos de uma história construída por muitas mãos, com a participação de professores, colaboradores, acadêmicos e de a toda comunidade”, lembrou o idealizador do projeto.

Ao longo da sua trajetória, o LACEDH impulsionou a criação de cursos de formação gratuitos para toda a comunidade acadêmica e externa. Também criou um boletim informativo, transformado em uma revista científica, com duas edições anuais. Com o incentivo do Laboratório, a UNIFEBE conta atualmente com disciplinas institucionalizadas em todos os cursos de graduação da instituição e, desde 2015 promove mensalmente um evento sobre o tema.

“Tudo isso é resultado de um trabalho árduo, desenvolvido de forma voluntária pelos professores e acadêmicos, mas especialmente pelo professor Ricardo, que não mede esforços para manter vivas as discussões sobre a importância do tema”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Edinéia Pereira da Silva, que homenageou o idealizador do LACEDH.

Representando a gestão superior da instituição, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, enfatizou o papel do LACEDH em estimular o debate de temáticas muitas vezes abordadas em segundo plano. “Nesse cenário, a UNIFEBE tem sido uma das pioneiras no âmbito da educação, pois entendemos que a universidade é o local para fomentarmos essas discussões. O 1.º CINTERDH foi um sucesso pela sua programação relevante, pela participação dos nossos estudantes e por cumprir, de fato, sua missão de trazer à tona temáticas que muitas vezes, são marginalizadas”, declarou Gripa.

O 1.º CINTERDH integrou a XI Semana de Direitos Humanos e Cidadania e a X Semana de Direitos Humanos e Saúde. O evento contou com o apoio da OAB Subseção de Brusque, da Faculdade São Luiz e da Uniarp.

Confira as fotos da programação:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos de Administração comercializam produtos no intervalo

Alunos de Administração comercializam produtos no intervalo


06 de dezembro de 2011
Primeira Chamada para alunos classificados no Processo Seletivo Especial

Primeira Chamada para alunos classificados no Processo Seletivo Especial


26 de junho de 2006
Formação Continuada da UNIFEBE prepara docentes para semestre letivo
UNIFEBE

Formação Continuada da UNIFEBE prepara docentes para semestre letivo


15 de julho de 2016
Skip to content