notícias colégio
Notícias
11 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Desafio de perguntas e respostas mobiliza acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE

ReumaGames abordou temas relacionados à Fisioterapia em Reumatologia, assim como assuntos extras, selecionados para a atividade

Um jogo de perguntas e respostas voltado para a fisiologia humana, anatomia e patologia reconheceu o conhecimento dos acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE. O ReumaGAMES fez parte do componente curricular de Fisioterapia em Reumatologia e ainda avaliou assiduidade nos períodos avaliativos, a discussão de artigos científicos voltados ao tema da aula e a participação na curricularização da extensão do curso.

A atividade, como relata o professor Matheulli Guilherme Correa de Andrade, foi desenvolvida ao longo do semestre, com perguntas sendo feitas durante as aulas, com a pontuação variando conforme o grau de dificuldade das perguntas. De acordo com ele, a adesão dos acadêmicos chamou a atenção e a atividade colaborou com a revisão tanto de conteúdos já abordados durante o ciclo básico quanto para integrar com os assuntos recém-trabalhados em sala.

“Qualquer aluno poderia responder às perguntas, mas caso a resposta fosse incompleta, era aberta para a sala e quem o ajudasse a responder ganharia a pontuação também. Dessa forma, houve uma competição amigável entre os alunos, mas também nesses episódios faziam a turma pensar junto, agregando conhecimento e formulando a resposta completa”, descreve o professor.

Gamificação
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, a proposta complementa outras iniciativas de gamificação implantadas no curso. “Elas visam desenvolver habilidades e conhecimentos e, dessa maneira, estimular os acadêmicos a fazerem buscas ativas, fora da sala de aula, para além da matéria que é aplicada”, descreve.

Esta edição teve a acadêmica Claudia Maria Mafra com a maior pontuação entre os participantes. Segundo ela, a atividade foi interessante e o resultado, apesar de considerar uma surpresa, foi importante para seu processo de aprendizado e revisão.

“A atividade proporcionou um ambiente com a possibilidade de troca de conhecimentos entre os colegas, a experiência contribuiu para relembrar os conteúdos já vistos anteriormente. A interação e o desafio estimulam a memória e a compreensão, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe”, indica a acadêmica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Fundação Botín oferece bolsas de estudo na área de gestão pública

Fundação Botín oferece bolsas de estudo na área de gestão pública


23 de abril de 2014
Novos estudantes da UNIFEBE são recepcionados em evento de boas-vindas no auditório do Bloco da Saúde
Destaque

Novos estudantes da UNIFEBE são recepcionados em evento de boas-vindas no auditório do Bloco da Saúde


18 de julho de 2022
Gestão de remuneração é tema de bate-papo com acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE
Psicologia

Gestão de remuneração é tema de bate-papo com acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE


09 de maio de 2024
Skip to content