notícias colégio
Notícias
09 de julho de 2025

Desafio Mundial da Natureza Urbana reconhece acadêmicos e professora da UNIFEBE

Instituição teve medalhista e diplomada no tópico Quantidade de Observação

A edição regional do Desafio Mundial da Natureza Urbana, o Projeto DNU 2025 Vale do Itajaí, contou com a participação de acadêmicos da UNIFEBE entre os seus destaques. Eles estiveram entre os observadores com maior número de espécies registradas.

O evento global completa 10 anos e conta com a edição regional há três anos. Ele é considerado o maior evento de Ciência Cidadã do planeta, reunindo a colaboração de cidadãos e cientistas no registro de fotos e gravações de sons da vida silvestre de cada localidade. Ao todo, a iniciativa reuniu 4.814 registros de 1.059 espécies diferentes. Eles foram feitos por 109 participantes, que contaram com a atuação de 288 pessoas, que colaboraram com a identificação das espécies.

A acadêmica de Tecnologia Educacional da UNIFEBE, Jacinta Maria Kohler, foi medalhista de prata no Desafio, com 348 observações. Além dela, a instituição contou com outras participações de destaque, como as colegas de curso Marta Borchartt, com 191 observações e 3.ª diplomada na edição do Desafio; Marlene Ferreira, com 189; e a professora Tamily Roedel, com 180 observações e que também participou da organização do DNU 2025 no aplicativo iNaturalist.

Destacando a participação ativa dos acadêmicos na iniciativa, a professora reforça o papel do Desafio em aproximar a pesquisa e as comunidades locais. “É gratificante saber que, por meio dessa colaboração em um evento internacional, eles contribuíram para o registro de espécies e a ampliação do conhecimento da biodiversidade nativa no Vale do Itajaí”, avalia.

O coordenador do Curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio, afirma que o DNU, além de estar alinhado com o curso, demonstra o comprometimento com a formação acadêmica e o engajamento dos acadêmicos com a atividade. “Ações como esta, proporcionadas pelo Desafio Mundial da Natureza Urbana, são muito importantes para ampliar a formação de nossos acadêmicos nos campos educacional e ambiental, concretizando ações objetivas com impacto na realidade local. Ao mesmo tempo, o uso do aplicativo para o registro das observações nos ensina que as tecnologias são ferramentas poderosas, que devem ser utilizadas para a melhoria da vida no lugar em que estamos inseridos”, descreve o professor.

Aprendizado
Jacinta participou pela segunda vez do projeto e atingiu a marca em três dias de atividade de campo. De acordo com ela, mesmo com as horas complementares exigidas já atingidas, o gosto pela natureza serviu de estímulo para a marca.

“Foi uma experiência muito rica e prazerosa, não apenas pelo reconhecimento com a medalha e pelas horas complementares, mas, principalmente, pelo aprendizado e pelo contato mais profundo com o meio ambiente”, descreve. “Conviver com a natureza, conhecê-la melhor, entender como ela se desenvolve e perceber a diversidade de espécies ao meu redor foi algo extremamente significativo. Fiquei surpresa ao descobrir a grande variedade de seres vivos que existem na região onde moro”, avalia.

 

De uma edição para outra, Jacinta destaca o aumento da biodiversidade observada na área de atuação e classifica a observação como um aprendizado importante proporcionado pelo projeto. Segundo ela, iniciativas como o DNU auxiliam o desenvolvimento pessoal e profissional e colaboram na aproximação com uma educação conectada ao meio ambiente.

A maioria dos registros foi feita próximo de onde a acadêmica mora, em áreas que margeiam a estrada, próximo à beira do rio ou em uma chácara. Os espaços verdes da UNIFEBE também foram palco dos cliques registrados no aplicativo. ”Sempre que podia, fazia registros por onde passava. Tenho muita afinidade com esse tipo de atividade: acredito que tecnologia e natureza podem e devem caminhar juntas, especialmente no contexto da minha formação acadêmica”, projeta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Bolsa de Estudo Institucional – Inscrições com incoerência ou ausência de documentos – 2010.2

Bolsa de Estudo Institucional – Inscrições com incoerência ou ausência de documentos – 2010.2


16 de setembro de 2010
Semana do Curso de Ciências Contábeis da Unifebe

Semana do Curso de Ciências Contábeis da Unifebe


18 de agosto de 2006
Coordenadores do PIBID discutem continuidade do programa em 2014

Coordenadores do PIBID discutem continuidade do programa em 2014


28 de maio de 2013
Skip to content