notícias colégio
Notícias
17 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Desenvolvimento de liderança é tema de bate-papo com acadêmicos de Administração da UNIFEBE

Conversa virtual foi realizada pela equipe de Gente e Gestão da Bancorbrás

Os calouros de Administração do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram no dia 10 de maio, de um bate-papo virtual com foco em desenvolvimento de liderança. O tema foi apresentado pela equipe de Gente e Gestão da Bancorbrás, que há 14 anos investe no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL).

A atividade virtual foi proposta pela professora Suelen Frainer, durante a aula do componente curricular Psicologia Organizacional. Para ela, a palestra oportunizou que os estudantes compreendessem as práticas de desenvolvimento de liderança em uma grande empresa e refletissem sobre as competências que precisam cultivar para se destacarem no mercado de trabalho. “A clareza e profundidade das informações compartilhadas não apenas enriqueceram nosso conhecimento, mas também nos inspiraram a refletir sobre os desafios dos acadêmicos como futuros gestores”, salienta.

Durante a conversa, Flávia Abreu, Diego Cesar, Anna Caroliny e Vitoria Silva apresentaram como a Bancorbrás estruturou o PDL, que tem como objetivo impulsionar o crescimento e a excelência da empresa, além de fortalecer a cultura de liderança. Eles destacaram a importância de metodologias como a aprendizagem autônoma, mentorias e workshops, como ferramentas fundamentais para capacitar os líderes para enfrentar desafios atuais e futuros.

Metodologias e Impacto

A Equipe da Bancorbrás compartilhou que o PDL é dividido em diferentes turmas, abrangendo desde futuros líderes até diretores, utilizando abordagens diversificadas que incluem tanto atividades práticas quanto teóricas. Uma ênfase especial foi dada ao modelo de aprendizado 70:20:10, que equilibra experiências práticas, interação com colegas e aprendizado formal. De acordo com a Flávia, os resultados obtidos até agora impressionam. “A participação efetiva no programa é alta e a satisfação dos participantes também é notável, com índices que chegam a 100% em algumas áreas”, revela.

O que as empresas esperam de futuros líderes

Além de descrever o PDL, Diego abordou as competências essenciais que as empresas esperam de seus futuros líderes. Ele destacou habilidades como pensamento estratégico, tomada de decisão, resolução de problemas, adaptabilidade, resiliência e a capacidade de liderar equipes com eficácia. A importância de uma liderança servidora e empática também foi enfatizada, com foco no desenvolvimento pessoal e no suporte ao crescimento dos colaboradores.

Já em sua fala, Vitória compartilhou algumas dicas para os futuros líderes, incentivando-os a buscar conhecimento constante, desenvolver habilidades interpessoais e assumir a responsabilidade por suas carreiras. Ela também ressaltou a importância de ser um líder inspirador, capaz de motivar e engajar suas equipes.

Psicologia Organizacional

A acadêmica Rafaela Baumgartner Voss, avaliou o bate-papo como uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Essas trocas de experiências são cruciais para nós, estudantes, pois nos preparam para os desafios que enfrentaremos na prática profissional. Além disso, é relevante perceber que o conhecimento adquirido em sala de aula se reflete e se aplica no mundo real”, complementa a caloura de Administração.

O coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy, enaltece que o foco do componente curricular, bem como do tema do bate-papo é essencial para a formação dos futuros gestores. “A Administração é uma área bastante vasta, que possibilita a atuação em diversos nichos do mercado, sobretudo à frente de uma empresa ou setor. Assim sendo, compreender a importância da atualização constante e das competências exigidas para ser ou se tornar um bom líder é fundamental para a construção de uma carreira sólida e de sucesso”, conclui.

A Bancorbrás

Com sede em Brasília, a Bancorbrás atua de forma remota e, há 40 anos, busca apresentar soluções inovadoras e personalizadas nos segmentos de consórcio, seguro e turismo.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Educação Física promove 1º batismo em mergulho na Ilha do Arvoredo
UNIFEBE

Curso de Educação Física promove 1º batismo em mergulho na Ilha do Arvoredo


09 de outubro de 2014
Acadêmicos de Publicidade e Propaganda participam de aula com professor de universidade peruana
Internacionalização

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda participam de aula com professor de universidade peruana


27 de outubro de 2022
UNIFEBE promove evento sobre profissões

UNIFEBE promove evento sobre profissões


04 de outubro de 2012
Skip to content