17 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Desenvolvimento de liderança é tema de bate-papo com acadêmicos de Administração da UNIFEBE

Conversa virtual foi realizada pela equipe de Gente e Gestão da Bancorbrás

Os calouros de Administração do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram no dia 10 de maio, de um bate-papo virtual com foco em desenvolvimento de liderança. O tema foi apresentado pela equipe de Gente e Gestão da Bancorbrás, que há 14 anos investe no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL).

A atividade virtual foi proposta pela professora Suelen Frainer, durante a aula do componente curricular Psicologia Organizacional. Para ela, a palestra oportunizou que os estudantes compreendessem as práticas de desenvolvimento de liderança em uma grande empresa e refletissem sobre as competências que precisam cultivar para se destacarem no mercado de trabalho. “A clareza e profundidade das informações compartilhadas não apenas enriqueceram nosso conhecimento, mas também nos inspiraram a refletir sobre os desafios dos acadêmicos como futuros gestores”, salienta.

Durante a conversa, Flávia Abreu, Diego Cesar, Anna Caroliny e Vitoria Silva apresentaram como a Bancorbrás estruturou o PDL, que tem como objetivo impulsionar o crescimento e a excelência da empresa, além de fortalecer a cultura de liderança. Eles destacaram a importância de metodologias como a aprendizagem autônoma, mentorias e workshops, como ferramentas fundamentais para capacitar os líderes para enfrentar desafios atuais e futuros.

Metodologias e Impacto

A Equipe da Bancorbrás compartilhou que o PDL é dividido em diferentes turmas, abrangendo desde futuros líderes até diretores, utilizando abordagens diversificadas que incluem tanto atividades práticas quanto teóricas. Uma ênfase especial foi dada ao modelo de aprendizado 70:20:10, que equilibra experiências práticas, interação com colegas e aprendizado formal. De acordo com a Flávia, os resultados obtidos até agora impressionam. “A participação efetiva no programa é alta e a satisfação dos participantes também é notável, com índices que chegam a 100% em algumas áreas”, revela.

O que as empresas esperam de futuros líderes

Além de descrever o PDL, Diego abordou as competências essenciais que as empresas esperam de seus futuros líderes. Ele destacou habilidades como pensamento estratégico, tomada de decisão, resolução de problemas, adaptabilidade, resiliência e a capacidade de liderar equipes com eficácia. A importância de uma liderança servidora e empática também foi enfatizada, com foco no desenvolvimento pessoal e no suporte ao crescimento dos colaboradores.

Já em sua fala, Vitória compartilhou algumas dicas para os futuros líderes, incentivando-os a buscar conhecimento constante, desenvolver habilidades interpessoais e assumir a responsabilidade por suas carreiras. Ela também ressaltou a importância de ser um líder inspirador, capaz de motivar e engajar suas equipes.

Psicologia Organizacional

A acadêmica Rafaela Baumgartner Voss, avaliou o bate-papo como uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Essas trocas de experiências são cruciais para nós, estudantes, pois nos preparam para os desafios que enfrentaremos na prática profissional. Além disso, é relevante perceber que o conhecimento adquirido em sala de aula se reflete e se aplica no mundo real”, complementa a caloura de Administração.

O coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy, enaltece que o foco do componente curricular, bem como do tema do bate-papo é essencial para a formação dos futuros gestores. “A Administração é uma área bastante vasta, que possibilita a atuação em diversos nichos do mercado, sobretudo à frente de uma empresa ou setor. Assim sendo, compreender a importância da atualização constante e das competências exigidas para ser ou se tornar um bom líder é fundamental para a construção de uma carreira sólida e de sucesso”, conclui.

A Bancorbrás

Com sede em Brasília, a Bancorbrás atua de forma remota e, há 40 anos, busca apresentar soluções inovadoras e personalizadas nos segmentos de consórcio, seguro e turismo.

Processo Seletivo Docente para 2008/2 – Edital Unifebe nº 20/08

29 de maio de 2008