A palestra “Programa de Desenvolvimento de Líderes: Expectativas, desafios e possibilidades em Psicologia” reuniu acadêmicos da 7.ª fase do curso de Psicologia da UNIFEBE como parte do componente curricular Psicologia e Processos de Gestão II. Para a programação foi convidado o administrador de empresas especializado em Gestão de Pessoas, Alexandre Bush.
Durante a apresentação online, Bush detalhou sobre a sua atuação como gestor de equipes multidisciplinares. O administrador abordou as experiências de implantação de Programas de Desenvolvimento de Liderança (PDL), indicando a atuação do profissional da psicologia ao longo de cada uma das etapas.
A acadêmica Pamela Althaus afirma que a troca de experiências com profissionais bem-sucedidos profissionalmente é uma oportunidade de qualificar a formação dos acadêmicos. Interessada na área da psicologia organizacional ela realiza estágio em áreas vinculadas à gestão empresarial.
“O tema, em especial sobre liderança, chama bastante a minha atenção, então gostei muito desse momento de partilha com um profissional externo, que nos mostrou um pouco mais do cenário além da sala de aula”, descreve.
Liderança
Segundo a professora Suelen Frainer, o momento de troca possibilitou espaço para perguntas e reflexões sobre os desafios e oportunidades da atuação profissional. Outro benefício indicado pela professora com a experiência é relacionado à proximidade com o conteúdo trabalhado em sala de aula com as turmas.
“Vivenciar a prática profissional por meio do diálogo com especialistas amplia a visão dos nossos estudantes sobre o mundo do trabalho. Ao conhecer os bastidores dos Programas de Desenvolvimento de Líderes e compreender as expectativas dos gestores em relação ao psicólogo organizacional, os alunos conseguem estabelecer conexões mais sólidas entre a teoria e a prática, fortalecendo a sua formação acadêmica e profissional”, avalia.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, salienta a atuação dos profissionais da Psicologia no desenvolvimento de habilidades, formação e, especialmente, a avaliação de lideranças. “As palestras que debatem sobre os desafios de ser um líder na contemporaneidade, acabam auxiliando a formação dos futuros profissionais da psicologia, justamente porque a partir desse debate, eles conseguem também fazer uma análise, uma reflexão de quais instrumentos analisar para selecionar um bom líder”, indica a coordenadora.