notícias colégio
Notícias
16 de abril de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais mobiliza orientações do NAF – UNIFEBE

Recursos beneficiam iniciativas voltadas à Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), no modelo Completo, possibilita a destinação de até 6% do imposto devido para projetos sociais. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFEBE é uma alternativa para quem precisa de orientações sobre o procedimento. Os valores arrecadados em Brusque são destinados diretamente para projetos sociais divididos nas categorias Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa na cidade.

Apesar de não representar nenhum custo adicional ao contribuinte, o recurso ainda tem possibilidade de maior adesão. O prazo para o envio do Imposto de Renda encerra às 23h59 do dia 30 de maio. Dados da Receita Federal demonstram que, em 2024, do potencial de R$ 491,22 milhões indicados para serem destinados a projetos no estado de Santa Catarina, somente R$ 16,87 milhões foram efetuados.

Regionalmente, a DIRF 2024 indicou que apenas 152 contribuintes brusquenses destinaram o percentual para projetos sociais desta natureza. O potencial de destinação na declaração indicado para a cidade era de 13.368 contribuintes. Em Gaspar, foram 87; já Botuverá contabilizou seis e, em Guabiruba, foram apenas quatro. As cidades tinham potenciais de 5.927, 329 e 1.491, respectivamente.

“A maioria das pessoas ou desconhece, ou não quer fazer o pagamento separado, talvez tem receio, pensa que pode dar algum problema, mas, na verdade, é bem simples e pode ajudar, principalmente, projetos sociais da nossa cidade. Trata-se de um procedimento que não tem custo adicional”, detalha o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Schlindwein.

Papel social
O coordenador do NAF-UNIFBE e do Núcleo de Apoio Contábil (NAC), professor Roberto Carlos Klann, destaca que os projetos locais a serem beneficiados com a destinação de parte do IRPF são definidos por um fundo administrado por um comitê gestor, composto por representantes da sociedade civil e poder público.

“Existe uma questão social. Em vez de recolher tudo para a União, você pode destinar esses 6% para projetos que ocorrem aqui”, destaca. Um ponto de atenção que o professor levanta é com relação à necessidade de pagamento único do valor a ser destinado. Quem optar pelo serviço ainda poderá fazer o parcelamento do restante do valor do imposto, conforme os prazos estabelecidos pela Receita Federal.

Agendamentos para orientações sobre como aderir às destinações podem ser feitos pelo fone (47) 3211-7215 ou pelo e-mail nac@unifebe.edu.br. Os serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e Núcleo de Apoio Contábil (NAC) são gratuitos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE sedia visita guiada de núcleo da ACIBr
Universidade Comunitária

UNIFEBE sedia visita guiada de núcleo da ACIBr


27 de junho de 2025
Acadêmicos de Direito visitam Tribunal de Justiça e Penitenciária

Acadêmicos de Direito visitam Tribunal de Justiça e Penitenciária


28 de outubro de 2008
Comunicado Proppex nº 14/2011 – Relação de Projetos Selecionados para Bolsa de Pesquisa e Extensão do Art. 171

Comunicado Proppex nº 14/2011 – Relação de Projetos Selecionados para Bolsa de Pesquisa e Extensão do Art. 171


10 de maio de 2011
Skip to content