A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), no modelo Completo, possibilita a destinação de até 6% do imposto devido para projetos sociais. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFEBE é uma alternativa para quem precisa de orientações sobre o procedimento. Os valores arrecadados em Brusque são destinados diretamente para projetos sociais divididos nas categorias Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa na cidade.
Apesar de não representar nenhum custo adicional ao contribuinte, o recurso ainda tem possibilidade de maior adesão. O prazo para o envio do Imposto de Renda encerra às 23h59 do dia 30 de maio. Dados da Receita Federal demonstram que, em 2024, do potencial de R$ 491,22 milhões indicados para serem destinados a projetos no estado de Santa Catarina, somente R$ 16,87 milhões foram efetuados.
Regionalmente, a DIRF 2024 indicou que apenas 152 contribuintes brusquenses destinaram o percentual para projetos sociais desta natureza. O potencial de destinação na declaração indicado para a cidade era de 13.368 contribuintes. Em Gaspar, foram 87; já Botuverá contabilizou seis e, em Guabiruba, foram apenas quatro. As cidades tinham potenciais de 5.927, 329 e 1.491, respectivamente.
“A maioria das pessoas ou desconhece, ou não quer fazer o pagamento separado, talvez tem receio, pensa que pode dar algum problema, mas, na verdade, é bem simples e pode ajudar, principalmente, projetos sociais da nossa cidade. Trata-se de um procedimento que não tem custo adicional”, detalha o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Schlindwein.
Papel social
O coordenador do NAF-UNIFBE e do Núcleo de Apoio Contábil (NAC), professor Roberto Carlos Klann, destaca que os projetos locais a serem beneficiados com a destinação de parte do IRPF são definidos por um fundo administrado por um comitê gestor, composto por representantes da sociedade civil e poder público.
“Existe uma questão social. Em vez de recolher tudo para a União, você pode destinar esses 6% para projetos que ocorrem aqui”, destaca. Um ponto de atenção que o professor levanta é com relação à necessidade de pagamento único do valor a ser destinado. Quem optar pelo serviço ainda poderá fazer o parcelamento do restante do valor do imposto, conforme os prazos estabelecidos pela Receita Federal.
Agendamentos para orientações sobre como aderir às destinações podem ser feitos pelo fone (47) 3211-7215 ou pelo e-mail nac@unifebe.edu.br. Os serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e Núcleo de Apoio Contábil (NAC) são gratuitos.