14 de fevereiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Egressa do curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE compartilha trajetória até auditoria-fiscal da Receita Federal

Formada em 2010, ela contou atuação até a aprovação no processo para atuar no órgão

Durante pouco mais de uma hora, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis puderam trocar experiências com auditora Fiscal da Receita Federal, Camilla Lanznaster. Egressa do curso, ela atua na unidade do órgão federal, sediada em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e falou sobre a trajetória até a aprovação na seletiva e sua atuação profissional.

Entre as dicas de estudo e orientações para o desenvolvimento na trajetória acadêmica e profissional dos acadêmicos, Camilla compartilhou um pouco dos desafios e práticas mantidas até a aprovação, em 2014. Na época, ela foi a 124 colocada entre os 68 mil candidatos que disputaram o cargo.

Para a apresentação, Camilla afirma ter aproveitado as experiências da trajetória, desde a infância auxiliando e acompanhando a rotina dos negócios familiares, o período de atuação em empresa contábil, de dedicação exclusiva às seletivas, reprovação e o sucesso. “Para que consigam pôr em prática, da mesma forma que fiz, independentemente da área que eles vão seguir. A intenção é colaborar com as pessoas que estão aqui hoje”, indica. Outra referência foi o livro A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill.

Ela destacou a importância da formação recebida e a expectativa que a conversa auxilie no posicionamento do mercado e melhoria da mentalidade dos acadêmicos. “A UNIFEBE me formou como cidadã também, então, estar aqui hoje, é para ajudar os alunos e na intenção de agradecer o acolhimento que recebi aqui, como estudante”, indica.

Participação maciça
De acordo com a acadêmica Raissa Alexandre, a escolha de tema e a abordagem foram bem escolhidas e serviram de motivação para os colegas. “Não é fácil passar por tantos desafios, mas escutar uma pessoa que trilhou o mesmo caminho e chegou ao caminho do sucesso é gratificante”, relata.

Com todos os acadêmicos do curso no auditório do Bloco F da UNIFEBE, o momento foi destacado pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Schlindwein. Segundo ele, a experiência transmitida aliada à demonstração de mais uma área de atuação enriqueceram a apresentação.

O coordenador salienta a persistência e a abordagem sobre como lidar com as dificuldades ao longo do percurso proposto. “Quando nossos acadêmicos veem alguém que obteve sucesso podem achar que foi algo simples, mas desde o primeiro relato dela, ela expôs todas as dificuldades que teve e isso é importante, saber que precisa estudar, trabalhar com afinco, muito empenho para que tenha sucesso”, descreve.

Acadêmicos realizam visita à tribo indígena

Acadêmicos realizam visita à tribo indígena