Os trabalhos inscritos são julgados por uma comissão formada por membros da Academia Ambiental, grupo formado por ambientalistas e personalidades com atuação voltada ao setor, além de integrantes dos conselhos Editorial e Consultivo da Revista Ecológico. Para ser escolhida, a iniciativa premiada precisa atingir desempenho exemplar no uso de metodologias participativas; grau de envolvimento do público; impactos positivos e benefícios para o meio ambiente e a sociedade. Também são avaliadas a possibilidade de reaplicação em outras comunidades, promoção da cidadania e envolvimento social local e global, assim como o estímulo às parcerias públicas e privadas, ao diálogo e à sociedade; colaboração com a execução de políticas públicas e cumprimento da legislação ambiental e a proteção efetiva e apoio pragmático na preservação do meio ambiente sob a ótica da sustentabilidade.
O envolvimento comunitário das ações e a preocupação dos projetos com o contexto dos estudantes também são destacados pela presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. “Temos desenvolvido, no Colégio, no Centro Universitário e em parcerias internacionais, ações que proponham e debatam soluções para lidarmos com as mudanças climáticas e problemas da nossa comunidade com base no conhecimento científico. Ter iniciativas voltadas a esse propósito e desenvolvidas desde a educação básica reconhecidas é motivo de orgulho e motiva ao desenvolvimento de iniciativas nesse sentido.
Atuação comunitária
A professora Simone Sobiecziak esteve em Belo Horizonte para a solenidade de premiação nesta terça-feira (29) e classifica o reconhecimento como uma validação ao trabalho desenvolvido diariamente pela instituição. “Fico muito orgulhosa em ver o nome da UNIFEBE em uma premiação tão importante. O desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental se reverte em benefício para toda a sociedade”, indica. “O Prêmio Hugo Werneck vem lembrar a todos nós que somos responsáveis pelo futuro do planeta e da humanidade. ”
Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a premiação reconhece o trabalho voltado à iniciação científica alinhada com a busca por soluções de demandas da comunidade e a aplicação do conhecimento trabalhado em sala de aula.