18 de novembro de 2014

Engenharia Civil realiza viagem de estudos a Foz do Iguaçu

Com o objetivo de aliar a teoria à prática, os acadêmicos da 6ª fase A e B de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram de uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu e à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná.

A viagem de estudos organizada na disciplina de Impacto Ambiental, ministrada pela professora Tamily Roedel, foi realizada de 7 a 8 de novembro. O objetivo eraverificar a complexidade de se avaliar os impactos ambientais em um empreendimento de grande porte.

“Eles puderam observar a necessidade de conservar da biodiversidade e também conhecer o funcionamento de uma usina hidrelétrica, que de acordo com a Resolução nº001/1986 do CONAMA, necessita do Estudo de Impacto Ambiental para que seja feito o licenciamento”, explica a professora.

Os professores Márcio Cardoso de Sistemas de Abastecimento de Água e Eliz Paula Manfroi de Construção Civil II também acompanharam o roteiro.

Para a acadêmica Carla M. S. Gonçalves, as Cataratas do Iguaçu são de beleza indescritível. “A visita técnica me fez refletir sobre a preservação da natureza”, afirma.

Segundo o estudante Fellipe José Pereira, a viagem de estudos contribuiu com o curso. “Tivemos a oportunidade de conhecer uma das mais grandiosas obras contemporâneas. Isso é enriquecedor”, conta.

Saiba mais

As Cataratas do Iguaçu, conjunto com cerca de 275 quedas, está localizada no Parque Nacional do Iguaçu, 20% pertence ao Brasil e 80% àArgentina. A área total é de 250 mil hectares de floresta subtropical. O local foi considerado Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986. Em maio de 2012, as Cataratas também foram consagradas como uma das Sete Maravilhas da Natureza. No local há ainda uma estação de tratamento do esgoto, uso de torneiras com fechamento automático, recolhimento e separação de materiais recicláveis.

A Itaipu Binacional é o resultado de um acordo firmado entre o Brasil e o Paraguai em 1973. A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu é um marco para o setor elétrico dos dois países e resolveu um impasse pela disputa de terras na região do Salto de Sete Quedas, hoje coberta pelo lago da usina.

Alguns números de Itaipu surpreendem: o comprimento total da barragem é de 7919m; a vazão máxima do vertedouro é de 62,2 mil m3por segundo, o que corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas; a barragem principal tem 196 m de altura, o equivalente a um prédio de 65 andares.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Projetos Olhos de Tandera e Galo Herói premiam acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda com melhores médias semestrais