notícias colégio
Notícias
23 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Engenharia Química da UNIFEBE apresenta aos estudantes da Escola Dom João Becker pesquisa sobre análise de água do rio Itajaí-Mirim

Alunos do terceirão participaram de um bate-papo sobre as substâncias encontradas durante a análise.

O curso de Engenharia Química da UNIFEBE promoveu um bate-papo com os estudantes do terceirão da Escola de Educação Básica Dom João Becker, sobre a pesquisa feita pelo curso, para analisar as substâncias encontradas no rio Itajaí-Mirím.

A conversa foi realizada na aula da disciplina de Biologia, ministrada pela professora Andreia Boni Belli, que sugeriu essa interação entre universidade e comunidade, a partir da reportagem publicada pelo jornal O Município, veiculada na Semana da Água.

No bate-papo, a coordenadora de Engenharia Química da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, e as estagiárias do curso Elisabete Debatin e Milena Menoncin, explicaram aos alunos o papel da Engenharia Química na sociedade e os parâmetros utilizados para a aplicação da pesquisa, que analisou as substâncias encontradas em 11 pontos de coleta.

“Depois de tratadas, as águas do rio Itajaí-Mirim e seu conjunto de afluentes são responsáveis pelo abastecimento de toda nossa cidade e, por isso, apresentamos aos estudantes nossa análise, levando em consideração o panorama atual do rio e os parâmetros de legislação e do nível de substâncias químicas para a qualidade da água. Foi uma conversa bem interativa e de muita troca. Com certeza os alunos saíram com uma visão diferente sobre a água e sobre o papel da Engenharia Química na sociedade”, reiterou Rafaela.

A professora da disciplina de Biologia, Andreia Boni Belli, conta que para aprofundar os estudos sobre o rio, os alunos do terceirão da EEB Dom João Becker, realizaram uma série de atividades e pesquisas sobre ecologia. Tudo começou a partir da reportagem veiculada pelo jornal, que apresentou a pesquisa realizada pela UNIFEBE. Daí surgiu a ideia de trabalhar a ecologia, com foco na ecologia do rio Itajaí-Mirim.

A partir disso, os alunos iniciaram uma série de pesquisas para conhecer a fauna e a flora do rio, a mata ciliar, o usa da água, a poluição e outras características do ecossistema. “O bate-papo com o pessoal de Engenharia Química da UNIFEBE veio ao encontro do que vínhamos trabalhando em sala de aula e possibilitou que eles conhecessem como é feito uma pesquisa na universidade, que existe uma metodologia científica aplicada, e que esses resultados são sérios, são confiáveis. Dessa maneira até despertar neles o interesse em fazer pesquisa, em fazer um curso superior, e seguir um caminho na universidade.  Muitos não conhecem o que é feito nos cursos de graduação, acham que é só teoria, que não têm prática e por meio dessa conversa eles puderam visualizar a universidade de um jeito diferente”, salientou Andreia Boni Belli.

Para concluir o trabalho sobre o tema, os estudantes farão um vídeo, falando sobre e o rio e sugerindo propostas para melhorar a qualidade da água.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Design de Moda promove Fashion Quiz

Curso de Design de Moda promove Fashion Quiz


16 de março de 2010
Estudantes da UNIFEBE realizam pesquisas científicas sobre Mobilidade Urbana Sustentável em parceria com a Alemanha
Pesquisa

Estudantes da UNIFEBE realizam pesquisas científicas sobre Mobilidade Urbana Sustentável em parceria com a Alemanha


02 de setembro de 2020
Desafio Hands-On revela seus primeiros campeões
Pesquisa

Desafio Hands-On revela seus primeiros campeões


17 de abril de 2017
Skip to content