28 de setembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Engenharia Química UNIFEBE obtém conceito 4,36 do Ministério da Educação

Comissão do MEC realizou Avaliação Externa Virtual In Loco, entre os dias 19 e 21 de setembro.

O Curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi avaliado pelo Ministério da Educação e obteve o conceito 4,36, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o MEC.

A nota é resultado da Avaliação Externa Virtual In Loco, realizada entre os dias 19 a 21 de setembro, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação na área do curso.

A avaliação, que teve como objetivo o reconhecimento do curso perante o MEC, analisou aspectos como Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. De acordo com o assessor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Robson Zunino, além de visitar a infraestrutura de maneira virtual síncrona, a Comissão Avaliadora verificou documentos, principalmente o Projeto Pedagógico do Curso e realizou entrevistas com discentes, docentes, técnico-administrativos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

“O desempenho do Curso de Engenharia Química, na sua primeira Avaliação Externa, é coerente com a qualidade da proposta pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada. Esse resultado corrobora com o nível de satisfação dos discentes e docentes do curso expressos nos indicadores da Autoavaliação Institucional”, evidencia Robson.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, celebrou mais um resultado positivo obtido pela instituição. “O curso de Engenharia Química é o terceiro curso da UNIFEBE avaliado este ano pelo MEC e, mais uma vez, recebemos um excelente conceito, que realmente reflete a qualidade das práticas realizadas pela instituição e evidencia nossa preocupação com a formação completa desses futuros profissionais. Parabéns aos professores e acadêmicos pelo resultado da Avaliação”, reafirma Rosemari.

O Curso
A primeira turma do curso de bacharelado em Engenharia Química da UNIFEBE iniciou em 2017. O curso que é estruturado em cinco anos, busca formar profissionais aptos a gerenciar os processos químicos de uma indústria, monitorando etapas de produção e criando projetos e soluções. Durante a graduação os acadêmicos têm contato direto com a prática da profissão, utilizando uma excelente infraestrutura laboratorial para aprender como transformar matéria-prima em produto, por meio de operações físicas, químicas e bioquímicas.

“Um dos diferenciais do nosso curso de Engenharia Química é o foco na demanda regional e o envolvimento com a comunidade local. O conceito vem para coroar esse trabalho realizado com tanto carinho a tantas mãos”, conclui a coordenadora de Engenharia Química da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

Projeto do Colégio UNIFEBE auxilia alunos a identificar e lidar com a ansiedade
Colégio UNIFEBE