O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) acompanhou mais uma visita à Villa Renaux. Na oportunidade, membros do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB Brusque, do Observatório Social, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Brusque – COMUPA, representantes da prefeitura de Blumenau, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e alguns arquitetos de Brusque, Blumenau e Botuverá, interessados em questões de preservação e restauro de patrimônios históricos, tiveram a oportunidade de conhecer a Villa e os seus diferenciais técnicos.
A visita guiada foi conduzida pela arquiteta responsável pelo projeto de restauro e manutenção da Villa Renaux, Rosalia Wal, que durante a apresentação mostrou aos visitantes os principais diferenciais técnicos do patrimônio, no campo da arquitetura e paisagismo.
“Por meio do projeto Villa Renaux- Fazendo e valorizando a história, Convênio Cultural firmado em 2017, possibilitamos que a casa e os seus jardins sejam preservados e estudados por profissionais e estudiosos na área. A Villa é uma construção muito à frente do seu tempo, por isso sua arquitetura inspira as atuais e futuras gerações”, comenta a arquiteta Rosalia Wal.
Para a presidente suplente do COMUPA, Gabriela Ristow Buss, conhecer o espaço ao lado de profissionais da área enriqueceu a experiência, pela troca de informações técnicas.
“Por sua condição de preservação, que permanece original desde sua construção, e dada a importância de Carlos Renaux para o desenvolvimento industrial de Santa Catarina, certamente a Villa Renaux tem um potencial turístico enorme como museu, vindo a compor essa fatia de mercado tão atuante da atividade turística mundial com castelos, palácios e palacetes que contam a história de um lugar”, conclui a servidora pública da Secretaria de Turismo de Brusque.
