08 de outubro de 2021

Entidades representativas de Brusque e região visitam a Villa Renaux

Arquitetos de Brusque, Blumenau e Botuverá conheceram as características técnicas do patrimônio

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) acompanhou mais uma visita à Villa Renaux. Na oportunidade, membros do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB Brusque, do Observatório Social, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Brusque – COMUPA, representantes da prefeitura de Blumenau, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e alguns arquitetos de Brusque, Blumenau e Botuverá, interessados em questões de preservação e restauro de patrimônios históricos, tiveram a oportunidade de conhecer a Villa e os seus diferenciais técnicos.

A visita guiada foi conduzida pela arquiteta responsável pelo projeto de restauro e manutenção da Villa Renaux, Rosalia Wal, que durante a apresentação mostrou aos visitantes os principais diferenciais técnicos do patrimônio, no campo da arquitetura e paisagismo.

“Por meio do projeto Villa Renaux- Fazendo e valorizando a história, Convênio Cultural firmado em 2017, possibilitamos que a casa e os seus jardins sejam preservados e estudados por profissionais e estudiosos na área. A Villa é uma construção muito à frente do seu tempo, por isso sua arquitetura inspira as atuais e futuras gerações”, comenta a arquiteta Rosalia Wal.

Para a presidente suplente do COMUPA, Gabriela Ristow Buss, conhecer o espaço ao lado de profissionais da área enriqueceu a experiência, pela troca de informações técnicas.

“Por sua condição de preservação, que permanece original desde sua construção, e dada a importância de Carlos Renaux para o desenvolvimento industrial de Santa Catarina, certamente a Villa Renaux tem um potencial turístico enorme como museu, vindo a compor essa fatia de mercado tão atuante da atividade turística mundial com castelos, palácios e palacetes que contam a história de um lugar”, conclui a servidora pública da Secretaria de Turismo de Brusque.

Cursos gratuitos de licenciatura estão com inscrições abertas na UNIFEBE

Cursos gratuitos de licenciatura estão com inscrições abertas na UNIFEBE

10 de agosto de 2022
Alunos de Educação Física visitam Teatro Bolshoi e assistem aula com bailarina