notícias colégio
Notícias
16 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Equipe Baja Pelznickel da UNIFEBE se destaca em competição nacional

Essa foi a primeira disputa entre veículos off-road que os alunos da Instituição participaram

A primeira competição oficial em que a equipe Baja Pelznickel da UNIFEBE participou, além de conhecimento e cooperação, trouxe resultados positivos para a Instituição. Os estudantes de Engenharia Mecânica estiveram em Pato Branco (PR) de 12 a 14 de outubro, competindo na 16ª Etapa Sul da Baja SAE e conquistaram a 13ª colocação na classificação geral.

Na sexta-feira, 12 de outubro, os Mini Bajas passarem pelas provas de Segurança Estática e Dinâmica. O desempenho do veículo da UNIFEBE na inspeção Estática foi considerado ótimo, já que de 200 itens do regulamento, apenas 12 precisaram ser refeitos. Das 19 equipes que disputaram a prova, a Instituição obteve a quarta colocação.

Também na sexta-feira os grupos apresentaram aos juízes os cálculos e dimensionamentos realizados durante os projetos dos seus Mini Bajas. Após alguns pequenos ajustes, a UNIFEBE foi aprovada para a realização das provas dinâmicas no sábado, 13. O objetivo foi avaliar o funcionamento dos veículos em diversas condições, com destaque para aceleração, velocidade máxima, tração, transposição de terrenos com lama.

Nesta etapa, a Baja Pelznickel ficou na quarta colocação em aceleração máxima. No domingo, 14, a equipe ainda participou do Enduro de Resistência, obtendo a 13ª colocação na classificação geral da Etapa Sul.

O professor orientador da equipe, Misael Dalbosco, enfatiza que o resultado é ótimo considerando que foi a primeira competição dos acadêmicos. Ele ressalta que chamou atenção o clima de cooperação e ajuda mútua dos estudantes.

— Mesmo sendo uma competição, todos se ajudaram e preocuparam-se uns com os outros. Foi uma oportunidade de aprender e de aprimorarmos o projeto. Fomos elogiados pelos juízes pela qualidade de fabricação, de acabamento, e aparência do nosso projeto — salienta.

O acadêmico Luiz Carlos Santana de Freitas, da 6ª fase, destaca que leva aprendizados e uma nova rede de relacionamento da competição.

— Foi uma excelente experiência, recompensadora, em que os participantes cooperam e colaboram para o sucesso de todos. O mais valioso foi a parceria e as habilidades desenvolvidas com o convívio dos grupos — destaca.

Etapa Sul

A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2018. É composta por 12 alunos do curso de Engenharia Mecânica, porém o programa é aberto a acadêmicos de todas as engenharias. O nome da equipe é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE promove trote solidário com os calouros

UNIFEBE promove trote solidário com os calouros


13 de fevereiro de 2014
Estudantes de Guabiruba podem solicitar transporte universitário por formulário virtual
Comunicado

Estudantes de Guabiruba podem solicitar transporte universitário por formulário virtual


21 de janeiro de 2025
Curso de Pedagogia realiza simpósio com egressas

Curso de Pedagogia realiza simpósio com egressas


02 de junho de 2006
Skip to content