31 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estação meteorológica Ciro Groh completa um ano de operação na UNIFEBE

Em reunião com a reitora Rosemari Glatz foi feito balanço sobre a operação do equipamento

A parceria entre UNIFEBE e a rede de estações meteorológicas mantida por Ciro Groh, foi renovada após visita à reitora da instituição, professora Rosemari Glatz. O encontro ocorreu na reitoria e também foi acompanhado pelo professor Ronaldo Uller.

Desde 2022, uma das estações da rede é sediada na UNIFEBE e leva o nome de Groh. Ela gera dados em tempo real, disponibilizados no site da instituição.

A parceria é celebrada por Rosemari, que destaca o importante papel do monitoramento meteorológico feito pelo equipamento. A estação registra, entre outros elementos, a temperatura do ar, a velocidade, direção, radiação solar, volume de chuva e pressão atmosférica.

“É um trabalho que contribui para a geração de conhecimento sobre nossa cidade e região. Para a UNIFEBE, é importante contribuir com esse serviço, além de proporcionar uma fonte de dados para toda a comunidade”, descreve.

Para o professor Ronaldo Uller, a visita foi uma cortesia em alusão ao primeiro ano de operação da estação. Segundo ele, o encontro também serviu para a prestação de contas dos trabalhos.

Na ocasião, Groh também recebeu dois livros de autoria da reitora, professora Rosemari Glatz. Em O Voo da Águia, ela aborda os 150 anos de imigração polonesa no Brasil. Já na obra Brusque: os 60 e o 160, é feita uma retomada histórica do início da colonização de Brusque, assim como um retrato da atualidade da cidade.

UNIFEBE abre inscrições para Vestibular e Seleção

12 de abril de 2013