15 de junho de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estágios Supervisionados de Pedagogia contribuem na construção das atividades não presenciais da rede municipal de ensino

Acadêmicos enviam semanalmente as propostas de atividades para serem entregues às famílias da Educação Infantil ou aos Jovens e Adultos do EJA.

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tem reinventado a forma de realizar os Estágios Supervisionados neste primeiro semestre de 2020. Desde o início de junho, os acadêmicos enviam, semanalmente, à Secretaria Municipal de Educação, planejamentos com atividades propostas para as crianças da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino.

“As propostas encaminhadas pelos acadêmicos de forma impressa ou audiovisual são entregues às famílias das crianças da Educação Infantil e aos alunos do EJA, para serem realizadas em casa. Desse modo, as sugestões desenvolvidas na universidade, com aporte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Base do Território Catarinense, contribuem para a construção das atividades não presenciais da rede municipal de ensino, e ainda desenvolvem competências fundamentais na formação acadêmica e profissional dos novos tempos, como a cultura digital, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, além de o exercício do protagonismo de autoria”, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Antes de construir os planos de aula, os acadêmicos orientados pelas professoras Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Eliane Kormann e Ivanete Lago Groh, fizeram a construção teórica dos projetos. Para possibilitar esse contato com o campo de atuação, o curso convidou as professoras Silmara Colzani Lana, do CMEI Vó Rosa Dalago, Viviani Fritze, do CMEI Rio Branco, e Ivete Juliana Moraes Krug, da EJA, para uma conversa virtual. No bate-papo, as três professoras apresentaram a realidade das aulas no formato não presencial, a possibilidade de atividades, e frisaram como os estágios poderiam colaborar na construção da prática pedagógica.

As acadêmicas da 5ª fase de Pedagogia, Mayulle Hartke e Rubia Maira Fantini lembram que a conversa foi muito importante para que elas criassem suas atividades. Elas desenvolveram vídeos educativos para a turma do Pré-Infantil I, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, alfabetização e autonomia das crianças.

“Mesmo de forma não presencial continuamos tendo esse contato com as crianças, pois criamos com muito carinho cada etapa do plano de aula. Com certeza tem sido um desafio pensar em maneiras de ensinar com materiais que os alunos têm em casa, mas é gratificante perceber como estamos crescendo profissionalmente”, enfatiza Mayulle.

Ao término do semestre, julho, os resultados dos Estágios serão apresentados pelos acadêmicos por meio de videoconferência (via Google Meet). O seminário contará com a participação das professoras regentes das turmas, nas quais as atividades foram aplicadas.

DCE faz doação de livros para biblioteca da instituição

25 de julho de 2014
Oficinas do Plano de Mobilidade Urbana são realizadas nesta semana
Universidade Comunitária