29 de fevereiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudante do Colégio UNIFEBE conquista medalha de bronze na OBMEP

Jovem ressalta importância da rotina de estudos no desempenho e raciocínio lógico

O desempenho da então estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, Daiane Pedrini Babiss, foi reconhecido com a medalha de bronze da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. A competição certifica com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa, as melhores notas na prova, realizada entre instituições pública e privadas do país.

A premiação coroa uma trajetória de participações na competição escolar, mantida pela estudante, hoje egressa do Colégio UNIFEBE, praticamente de forma ininterrupta desde o 6º ano do Ensino Fundamental. A exceção foi a edição ocorrida quando a jovem cursava no 9º ano, cancelada por causa da pandemia da Covid-19. O histórico de participações já havia rendido uma menção honrosa na OBMEP para Daiane e, na família, o irmão também somava duas medalhas.

Segundo ela, o gosto pela matemática e o raciocínio lógico envolvido na sua rotina de estudos ajudou tanto no desempenho quanto na demanda escolar e demais avaliações que participou. Mesmo tendo cogitado não realizar a edição 2023 da prova devido à proximidade com o Exame Nacional do Ensino Médio e demandas na preparação para o vestibular, ela acredita que a prática foi parte importante para os resultados atingidos.

“Sempre tive facilidade de aprender matemática, principalmente no uso da lógica”, relata Daiane. “Durante as tardes que eu estudava, pegava a lista de exercícios da OBMEP e ficava treinando, mas nunca tive uma preparação especial para a prova”, comenta.

Orgulho e estímulo

Segundo o diretor do Colégio UNIFEBE, a expectativa é que o desempenho possa servir de estímulo para que mais estudantes participem da avaliação no futuro, no que classifica como um possível “legado de bons resultados”. O diretor salienta o incentivo dado para o engajamento dos estudantes em programações voltadas ao conhecimento e ciência.

“Recebemos a notícia do resultado com enorme felicidade por ser uma prova que abrange escolas do Brasil inteiro. É um motivo de um orgulho muito grande, já que temos estimulado a participação de alunos em olimpíadas, feiras e outros eventos semelhantes”, afirma.
Para a coordenadora de Projetos do Colégio UNIFEBE, Simone Sobiecziak, competições como a OBMEP desempenham um papel crucial em abrir portas aos estudantes e proporciona oportunidades de crescimento e reconhecimento. De acordo com ela, medalha reflete a dedicação de Daiane ao longo do período e destaca a importância do incentivo e apoio aos jovens talentos.

“É inspirador ver uma jovem estudante brilhar em um campo tão crucial como a ciência. Sua conquista não apenas a coloca no pódio da matemática, mas também ajuda a propagar a mensagem fundamental de que as mulheres têm um lugar de destaque e muitas oportunidades na ciência. Que seu sucesso sirva de inspiração para outras jovens a seguirem seus sonhos e explorarem todo o potencial que a ciência oferece”, descreve.

Unifebe oferece Formação Continuada

01 de julho de 2009
Professor de Design Gráfico lança obra poética

Professor de Design Gráfico lança obra poética