01 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Estudantes da UNIFEBE já podem consultar a lista de inscritos no Enade 2023

Confira quem deve fazer a prova este ano

Já está disponível a relação dos acadêmicos da UNIFEBE, ingressantes e concluintes, que estão habilitados a participar do Enade 2023. As listas podem ser acessadas na página do Enade, no site da UNIFEBE.

Este ano, participarão do Enade os estudantes dos cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fisioterapia e Medicina.

Por determinação da Portaria Normativa MEC nº. 124, de 31 de janeiro de 2023, que estabeleceu as Diretrizes do Enade 2023, os ingressantes dos cursos que serão avaliados deveriam ser inscritos pela instituição de ensino, porém ficam dispensados de participar da Prova.

Atendimento especializado, específico ou pelo nome social

Os estudantes concluintes que desejarem o atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, devem solicitar, entre os dias 1º e 8 de setembro, nos termos do Edital MEC nº. 37, de 25 de maio de 2023, diretamente pelo endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br.

atendimento especializado é voltado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Já o tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

As orientações, condições e procedimentos referentes a solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, estão disponíveis no item 11, do Edital MEC nº. 37, de 25 de maio de 2023.

Os acadêmicos da UNIFEBE, que tiverem dúvidas sobre o Enade 2023, podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento Institucional por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br, pelo telefone (47) 3211-7212 ou presencialmente no piso térreo do Bloco B, campus Santa Terezinha.

Enade*
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados às áreas de avaliação da edição.

*Informações retiradas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC)

Almoço especial homenageia funcionários da UNIFEBE no dia do trabalho

29 de abril de 2014
Acadêmicos de Engenharia Mecânica participam de palestras sobre soldagem e fundição