Para aproximar o mundo acadêmico da realidade profissional, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) são instigados ao longo da Graduação a vivenciar o futuro profissional oportunizado pelas demandas reais da sociedade. Neste sentido, os estudantes da 7ª fase foram desafiados a desenvolver um projeto de Parklets, que pudesse ser implantado no Centro da cidade de Brusque. A atividade foi proposta pela professora Alexssandra da Silva Fidelis, no Componente Curricular de Mobiliário Urbano.
Os parklets são equipamentos de caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando a vida ao ar livre e propiciando modos de vida mais saudáveis. A professora Alexssandra explica que, a proposta é fruto das análises urbanas realizadas no curso, em que, entre outros aspectos, são identificadas as demandas existentes vinculadas aos espaços públicos nas cidades. Neste caso, para a seleção do local, levou-se em consideração o diagnóstico realizado por acadêmicos da 7ª fase do curso, realizado em 2021, que levantou os principais problemas encontrados na região central da cidade.
“Aquela avaliação, apontou a urgência em se implantar melhorias urbanas e disponibilizar equipamentos que oferecessem suporte aos cidadãos que utilizam o espaço público no centro da cidade, principalmente para aqueles que transitam a pé. Assim, após serem analisados diversos aspectos, como o fluxo de pessoas que transitam a pé, aspectos relacionados com o conforto ambiental e orientação solar, presença permanente de pessoas, capacidade de adequação urbana ao projeto proposto e viabilidade para a manutenção do mobiliário, identificou-se que em frente ao Duda Belli Bar seria a localização adequada para sua implantação”, elucida a professora.
Antes de iniciar o projeto, os estudantes participaram de uma visita técnica ao local, conversaram com o proprietário do estabelecimento, além de realizar a medição e registro fotográfico do espaço. No estudo proposto pelos próprios acadêmicos, a ideia é transformar as duas vagas de estacionamento público existentes em frente ao bar em um equipamento de apoio aos pedestres, que também sirva de apoio às atividades comércio.
Projeto colaborativo
O projeto dos parklets tem sido desenvolvido em grupos, com o auxílio das arquitetas e egressas do curso, Gabriele Kistenmacher, Gabriela Ebele Schaefer, Maiara Verena Leitner Boso e Thaís Rodrigues. “Acredito que essa interação com alguém que está inserido no mercado de trabalho da arquitetura nos proporciona ainda mais aprendizado e amplia nosso olhar sobre os projetos. Além do que, esse contato com profissionais da área amplia nossa rede de contatos e possibilita um networking de valor para o futuro”, destaca a acadêmica Bianca Brambila.
De volta à sala de aula, a egressa Gabriele Kistenmacher adorou a oportunidade de retornar aos bancos da universidade. “Estar em grupo para debater um projeto urbano é uma oportunidade que se repete poucas vezes fora do mundo acadêmico, ainda mais no nicho que segui profissionalmente. Como egressa acho muito interessante a proposta de trazer pessoas externas, com ideias externas para contribuir com o trabalho das equipes. Estou bastante empolgada com o projeto e ansiosa para ver os resultados”, complementa a arquiteta.
Além do apoio das egressas, os estudantes da 7ª fase têm contado com o suporte dos professores Marcelius Oliveira de Aguiar e Anderson Buss. “Essa interação entre diferentes visões da arquitetura é essencial para que os nossos acadêmicos se desafiem a pensar as cidades de uma forma mais atrativa e melhor. Temos a certeza de que belas propostas serão apresentadas nesta atividade”, enfatiza o coordenador do curso, professor Marcelius.
As equipes apresentarão as propostas no final do mês de junho para professores, interessados e para a comunidade. Para a próxima etapa do projeto, o curso planeja a execução do mobiliário urbano – Parklet – e sua implantação, servindo como pioneiro e estudo de caso para novos projetos.
