17 de abril de 2015

Estudantes de Design de Moda têm trabalhos aprovados em Congresso Internacional

O curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve seis trabalhos aprovados para o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, que será realizado de 12 a 13 de maio, na faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Neste ano, o evento tem como tema “Traje e memória: acervos, narrativas, design e tecnologias”.

Irão participar do evento as acadêmicas Ana Carolina Lunedo, Denise Sbardelatti, Yasmin Reis, Analu Baron Gamba, Cecília Amaral Lehn e Bruna Lais Pizzani, acompanhadas pelas professoras Grazyela Cristina de Oliveira Aguiar e Márcia Junkes e a coordenadora de Design de Moda Edinéia Pereira da Silva Betta.

As pesquisas são resultados iniciais dos projetos aprovados na Bolsa de Iniciação Científica do Art.171, oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Proppex por meio do UNIEDU e do Grupo de Estudos Historicidade em Moda Têxtil e Design da UNIFEBE, que faz parte do Programa Institucional de História e Memória Regional.

Além da apresentação dos trabalhos, o grupo ainda assistirá a oficinas e planeja visitar outras instituições de ensino de moda e exposições durante a viagem.

“É importante para o aluno conhecer outras realidades, dialogar com estudantes de moda de outras instituições, apresentar suas pesquisas, e acima de tudo buscar mais conhecimentos. Nós temos que fazer o papel de facilitadores e incentivar na busca por conhecimento. No curso de Design de Moda da UNIFEBE o ensino não se limita a sala de aula”, explica a coordenadora Edinéia.

Confira os trabalhos aprovados:

Cenários constituintes dos cursos superiores de moda no Brasil: conjuntura da década de 80 aos dias atuais – Grazyela Cristina de Oliveira Aguiar
Famílias Renaux, Bauer e Krieger: reflexos de moda na belle époque brusquense
Artigo da egressa Cintia dos Reis Ferreira, que será apresentado pela Profa. orientadora Edinéia Pereira da Silva Betta.

Upcycle: transformando produtos históricos em moda
Ana Carolina Lunedo. Profa. Orientadora: Márcia Junkes

Análise do processo de desenvolvimento de moda de Charles Frederick Worth
Denise Sbardelatti. Profa. Grazyela Cristina de Oliveira Aguiar