16 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Estudantes de Engenharia Civil e Colégio UNIFEBE participam de desafio Bol-Construction

Bolas de concreto deveriam seguir parâmetros preestabelecidos de materiais, seguir trajetória retilínea e passar por avaliação de resistência

Os testes do desafio “Bol-Construction” foram realizados no auditório do Bloco C da UNIFEBE, nesta quinta-feira (15). Nele, bolas de concreto, feitas por estudantes de Engenharia Civil da UNIFEBE e Colégio UNIFEBE, devem atingir dimensões estabelecidas previamente. As bolas também devem ser feitas sólidas, com materiais específicos, sem uso de fibras ou plásticos, atingir índices de resistência e conseguir percorrer uma trajetória retilínea durante o desafio.

A atividade retoma a organização do evento, que não ocorria desde 2019, e contou com a entrega de troféu para as três melhores equipes, além de pontuação para os participantes. Os estudantes receberam o desafio em 11 de maio. Até o dia 20, eles precisavam entregar uma esfera com 21 centímetros de diâmetro, homogênea e com massa dentro de parâmetros estabelecidos pela organização. Desde o fim de maio, as esferas estavam em um tanque com água, para o processo de cura do concreto.

Todos os índices atingidos na elaboração e medidas, como comenta a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Vivian Siffert Wildner, seguem fórmula estabelecida no desafio nacional Concrebol, feito pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon). Ela destaca a capacidade de adaptação e busca por alternativas na resolução dos desafios propostos. “Eles conseguem desenvolver, pensar fora da caixa, pensar em novas soluções”, descreve. As avaliações ainda contaram com apoio do professor Alexandre Maines e do assistente de laboratório Lucas Martins.

Antes de serem colocadas em prova em uma prensa hidráulica, as oito bolas feitas neste ano foram para a pista. No chamado teste de linearidade, elas precisavam acertar um gol de 40 centímetros de largura, montado no extremo de uma pista de MDF. A estrutura, com quatro metros de comprimento, servia para verificar se a esfera conseguia percorrer sua extensão de forma retilínea.

Estratégia e resistência
A construção dentro dos parâmetros ainda permitia aos grupos a busca por melhores alternativas de composição de suas esferas. No teste de linearidade, houve acertos, mas após a bola desviar a trajetória em alguma das laterais da pista. Também houve quem acertou a trave e não entrou.

Com a decisão, indo para o teste de resistência, a avaliação indicou a bola construída pela equipe Formandos, como a campeã. A equipe foi composta pelos acadêmicos Daniela de Souza Soares, Hévylin Isamara Borich, Ramon Ângelo Arndt da Silva, Vinícius José de Souza e a estudante do Colégio UNIFEBE, Gabriely Foppa.

A bola de concreto do grupo teve massa de 10,35 quilos e conseguiu suportar 94 quilonewtons de carga da prensa hidráulica. A AEJV Construction foi a segunda colocada e a equipe Wrecking Ball, em terceiro.

Segundo o acadêmico Ramon Ângelo da Silva, a opção foi pelo uso de materiais convencionais. Segundo ele, boa parte dos integrantes já havia passado por outras experiências com a composição de materiais e de desafios semelhantes e a aposta foi no peso maior, na tentativa de melhorar a resistência da peça.

Nas palavras dele, a proposta foi buscar algo que fosse simples e rápido para a prova. “Tentamos conciliar o peso da bola, diminuir o peso específico do concreto e fazer uma bola com uma resistência alta”.

Silva reforça tanto o trabalho de pesquisa quanto de interação, necessários para a conseguir atingir o resultado. “Independentemente da área que vamos atuar, vamos ter que pesquisar e tentar nos adaptar aos desafios e problemas. Então, precisávamos trabalhar em equipe e chegar a um objetivo em comum”.

Secretário de Estado da Educação recebe em seu gabinete o reitor da UNIFEBE
Universidade Comunitária