O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada, anualmente, e que busca a conscientização das mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e fatores que aumentam as chances de cura e reduzem a mortalidade. Por esse motivo, as Ligas Acadêmicas de Patologia, Mastologia e Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIFEBE realizaram um evento com palestras presenciais sobre o tema. Foram três dias de palestra com professores especialistas da área.
De acordo com a acadêmica Nathalia Sedrez, cerca de 50 alunos participaram e puderam relembrar aspectos importantes acerca das lesões precursoras do câncer de colo de útero, além de características moleculares e a evolução do tratamento cirúrgico do câncer de mama. “Um dos temas abordados nas palestras foi o câncer de mama em gestantes, conteúdo de alta relevância e pouco abordado rotineiramente. Acredito que foi um evento muito importante em nossa formação como futuros médicos”, elogia a estudante.
Um dos palestrantes foi o professor e médico mastologista Guilherme Gamba, que ministrou a palestra “A Evolução do Tratamento Cirúrgico no Câncer de Mama e Câncer de Mama em Gestantes”, que contou com a participação da professora e também médica mastologista Angelita Kurle Meneghini. “Durante o evento, pudemos discutir diversos assuntos relacionados ao tema e trazer um conhecimento mais aprofundado sobre questões como opções de tratamentos e formas de prevenção”, revela o professor Guilherme.
Também palestraram no evento as professoras Bruna Almeida, médica ginecologista e obstetra, e Karla Casemiro, médica patologista.