06 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Familiares e amigos desfilam echarpes criados e confeccionados pelos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE

Peças foram produzidas com tecidos doados pela empresa Aradefe Malhas

Para mostrar que moda é inclusão e que por meio dela se constrói vínculos afetivos, o curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveu a atividade Moda & Sabedoria. Fruto das ações de Curricularização da Extensão deste semestre, o projeto levou os estudantes a pensarem em um produto de moda que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Além de ser inclusiva, a peça deveria retratar uma história de vida e relacionar a moda com uma memória afetiva do convidado.

Antes de escolher alguém especial, os estudantes aprenderam sobre acessibilidade e inclusão em uma bate-papo com os professores Ademir Bernardino, coordenador do curso de Psicologia, Leilane Marcos, coordenadora de Fisioterapia, Julia Wakiuchi, assessora pedagógica de Medicina e com o professor Thiago Varnier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Nossa proposta era fazer os acadêmicos aprenderem sobre acessibilidade e inclusão e, a partir dos conceitos, pensar em moda como um meio para incluir as pessoas, independentemente de sua idade, condição física, religiosa ou cultural. Ao trabalhar a relação da moda com a memória, ressaltando a importância das nossas vestimentas para a construção desse vínculo afetivo, estreitamos esses laços e abrimos as portas da universidade para os avós, familiares e amigos dos nossos estudantes”, salienta a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

A partir dessa provocação, em parceria com a Aradefe Malhas, que doou os materiais para a confecção das peças, os acadêmicos e convidados escolheram juntos a malha e iniciaram o processo de criação.

Ao lado da avó Zelinda Flâmia Conti, de 78 anos, a acadêmica da 6ª fase, Julia Conti Rockenbach pensou em cada detalhe da echarpe. A própria avó que definiu o tema “Brilho do Amor”, e desenhou em um papel como ela gostaria que fosse a peça. “Ela escolheu esse tema, porque para ela uma peça artesanal precisa ser feita com muito amor e, no nosso caso, deveria expressar o que sentimos uma pela outra”, conta Julia.

Para preparar os estudantes e convidados para a atividade final, o curso realizou a dinâmica Café com Histórias, com o professor Emiliano Daniel da Silva, que reuniu mais de cem pessoas no átrio do Bloco A, da UNIFEBE.

A conclusão do Moda & Sabedoria foi marcada pelo desfile organizado pelos acadêmicos e professores do curso. O auditório do Bloco F se transformou em passarela para que os convidados desfilassem ao lado dos estudantes as echarpes criadas e confeccionadas por eles.

Acompanhada por Julia, dona Zelinda desfilou uma peça com detalhes em paetês prata e rosê gold. Para a neta, agora a echarpe representa uma memória afetiva de momentos criativos vividos ao lado da avó. “Como futura designer penso que temos que ter essa sensibilidade e sempre pensar em quem irá utilizar a peça que criamos. Além, é claro, de transmitir amor para o que fazemos, afinal, uma pessoa usará esse produto desenvolvido. E como minha vó sempre fala, tudo que fazemos com amor fica ainda melhor”, conclui a acadêmica.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, o gestor da Aradefe, Claudio Roberto Bonamente, e professores da instituição também foram homenageados pelos estudantes e desfilaram suas echarpes.

Curricularização da Extensão

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.

Confira as fotos do desfile:

Professores e funcionários participam de treinamento sobre Acessibilidade e Inclusão

05 de fevereiro de 2015
Desfile Fashion Now da UNIFEBE destaca diversidade na passarela