Ao longo da Graduação, os acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciam uma série de atividades práticas para aprimorar seus conhecimentos e explorar as possibilidades de atuação profissional. Com essa premissa, a professora Luzia de Miranda Meurer, do componente curricular Técnicas de Avaliação Psicológica II, aplicou com os acadêmicos da 4ª fase do curso, as técnicas de psicodiagnóstico.
Para desenvolver o trabalho, os estudantes utilizaram o Wechsler Intelligence Scale for Children – Fourth Edition (WISC-IV), uma das ferramentas mais amplamente reconhecidas e utilizadas na avaliação da inteligência em crianças e adolescentes. Sob a orientação da professora, os acadêmicos entrevistaram os pais e/ou responsáveis das crianças e após a coleta de dados, passaram por um processo de análise minuciosa e interpretação das pontuações, com o objetivo de identificar áreas de força e fraqueza no funcionamento cognitivo das crianças e adolescentes avaliados.
De acordo com a professora, o psicodiagnóstico com WISC-IV é utilizado para avaliar diversas habilidades cognitivas, como raciocínio verbal, perceptual, memória de trabalho e velocidade de processamento. “As informações do psicodiagnóstico com essa ferramenta são essenciais para o desenvolvimento de planos de intervenção e tratamento individualizados, que podem ser cruciais para crianças que enfrentam desafios de aprendizado e desenvolvimento”, explica a professora.
A acadêmica Gisele Marquardt realizou o psicodiagnóstico com o teste WISC-IV com os familiares de uma criança de 8 anos de idade. Para ela, a atividade ampliou seus conhecimentos sobre avaliação psicológica, além de aprofundar questões relacionadas ao funcionamento cognitivo dos indivíduos. “A oportunidade de aplicar o WISC-IV sob supervisão especializada da professora Luzia me permitiu aprimorar minhas habilidades de comunicação e empatia, além de ter a oportunidade de aprender a interpretar resultados de forma sensível e precisa. Foi uma experiência que fortaleceu minha paixão pela Psicologia e me deu uma visão prática do impacto positivo que podemos ter na vida das pessoas”, enfatizou a estudante.
Habilidades para além da profissão
A experiência prática, segundo a professora Luzia, também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação. “Além de aplicar os princípios teóricos da avaliação psicológica em um contexto do mundo real, eles aprenderam a comunicar eficazmente seus resultados aos participantes e suas famílias, garantindo que a informação fosse compreendida e utilizada de maneira apropriada. A atividade foi essencial para aprimorar as habilidades de comunicação e empatia, que são essenciais no campo da Psicologia”, salienta a professora Luzia.
O contato com a atuação profissional, ressalta a coordenadora do curso, professora Andréia Martins, enriquece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e enaltece o papel do profissional de psicologia na sociedade. “O psicodiagnóstico com o uso do WISC-IV representou uma etapa fundamental no caminho de formação dos acadêmicos, capacitando-os a desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, demonstrando, assim, a importância da formação prática no campo da Psicologia”, complementa a professora.