30 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Ferramenta para avaliação psicológica de crianças e adolescentes é apresentada em aula prática de Psicologia

Psicodiagnóstico foi aplicado com os acadêmicos da 4ª fase do curso

Ao longo da Graduação, os acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciam uma série de atividades práticas para aprimorar seus conhecimentos e explorar as possibilidades de atuação profissional. Com essa premissa, a professora Luzia de Miranda Meurer, do componente curricular Técnicas de Avaliação Psicológica II, aplicou com os acadêmicos da 4ª fase do curso, as técnicas de psicodiagnóstico.

Para desenvolver o trabalho, os estudantes utilizaram o Wechsler Intelligence Scale for Children – Fourth Edition (WISC-IV), uma das ferramentas mais amplamente reconhecidas e utilizadas na avaliação da inteligência em crianças e adolescentes. Sob a orientação da professora, os acadêmicos entrevistaram os pais e/ou responsáveis das crianças e após a coleta de dados, passaram por um processo de análise minuciosa e interpretação das pontuações, com o objetivo de identificar áreas de força e fraqueza no funcionamento cognitivo das crianças e adolescentes avaliados.

De acordo com a professora, o psicodiagnóstico com WISC-IV é utilizado para avaliar diversas habilidades cognitivas, como raciocínio verbal, perceptual, memória de trabalho e velocidade de processamento. “As informações do psicodiagnóstico com essa ferramenta são essenciais para o desenvolvimento de planos de intervenção e tratamento individualizados, que podem ser cruciais para crianças que enfrentam desafios de aprendizado e desenvolvimento”, explica a professora.

A acadêmica Gisele Marquardt realizou o psicodiagnóstico com o teste WISC-IV com os familiares de uma criança de 8 anos de idade. Para ela, a atividade ampliou seus conhecimentos sobre avaliação psicológica, além de aprofundar questões relacionadas ao funcionamento cognitivo dos indivíduos. “A oportunidade de aplicar o WISC-IV sob supervisão especializada da professora Luzia me permitiu aprimorar minhas habilidades de comunicação e empatia, além de ter a oportunidade de aprender a interpretar resultados de forma sensível e precisa. Foi uma experiência que fortaleceu minha paixão pela Psicologia e me deu uma visão prática do impacto positivo que podemos ter na vida das pessoas”, enfatizou a estudante.

Habilidades para além da profissão

A experiência prática, segundo a professora Luzia, também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação. “Além de aplicar os princípios teóricos da avaliação psicológica em um contexto do mundo real, eles aprenderam a comunicar eficazmente seus resultados aos participantes e suas famílias, garantindo que a informação fosse compreendida e utilizada de maneira apropriada. A atividade foi essencial para aprimorar as habilidades de comunicação e empatia, que são essenciais no campo da Psicologia”, salienta a professora Luzia.

O contato com a atuação profissional, ressalta a coordenadora do curso, professora Andréia Martins, enriquece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e enaltece o papel do profissional de psicologia na sociedade. “O psicodiagnóstico com o uso do WISC-IV representou uma etapa fundamental no caminho de formação dos acadêmicos, capacitando-os a desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, demonstrando, assim, a importância da formação prática no campo da Psicologia”, complementa a professora.

Emoção e euforia marcaram o Natal Solidário Unifebe

04 de dezembro de 2009