28 de janeiro de 2015

Formação Continuada 2015 traz avaliação, políticas e práticas educativas como tema

Faltando poucos dias para o início do ano letivo, professores e técnico-administrativos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE se reúnem para a Formação Continuada do primeiro semestre oferecida pela instituição. De 2 a 6 de fevereiro, os profissionais participam de oficinas e palestras no campus Santa Terezinha com o tema “Avaliação, políticas e práticas educativas”.

Para participar das palestras e oficinas, os interessados podem se inscrever no site. O evento é aberto à comunidade.

A abertura será na noite de segunda-feira, (2), a partir das 19h, no auditório do bloco C com o professor Gabriel Perissé. O educador palestrará sobre “Avaliação” mostrando a importância do assunto no processo formativo discente e na trajetória docente. Em 2014, Perissé lotou o auditório da UNIFEBE para o lançamento do seu livro “Formação integral: a educação financeira como tema transversal”. Confira a matéria aqui.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Claudemir Aparecido Lopes, a importância da Formação Continuada está na busca pela atualização, acompanhando o cenário internacional sobre as novidades de estratégias educacionais, investimentos em tecnologia e pessoas.

“Tudo isso sem perder de vista nossa principal meta, que é a qualificação do ensino superior. O processo de aprendizado não termina e sempre há espaço para melhorar nosso desempenho”, afirma.

Destaques

Na primeira edição de 2015, a Formação Continuada destaca temas, como: acessibilidade e inclusão, e ensino a distância.

“Entre tantas demandas, uma instituição de ensino precisa estar preparada para trabalhar questões de acessibilidade: a forma de tratar, receber e se comunicar. E ensino a distância é uma realidade do mundo globalizado”, diz Lopes.

Funcionários e docentes participarão da palestra “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior”, ministrada pelos professores Salete Cecilia de Souza e Vanderlei Brasil. O objetivo é apresentar os conceitos, legislação, eixos de acessibilidade que fundamentam e embasam a educação inclusiva no Ensino Superior, como também abordar a orientação profissional e de carreira para pessoas com deficiência. O assunto será abordado na quarta-feira, (4), em dois horários, às 14h e às 19h, no auditório do bloco C.

Segunda-feira (02/02)

Palestra: Avaliação
Palestrante: Professor Dr. Gabriel Perissé

Terça-feira (03/02)

Local: Laboratório de Informática I – 16h30 às 17h30

Oficina: Diário Eletrônico (Orientação sobre as funcionalidades do sistema e preenchimento)

Mesa-Redonda: Estudos Interdisciplinares: Sustentabilidade, Ciência e Política
Palestrantes: Prof. Dr. Paulo Jose Duval da Silva Krischke e Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira

Quarta-feira (04/02)

Palestra: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior
Palestrantes: Professora Me. Salete Cecilia de Souza e Prof. Esp. Vanderlei Brasil
Local: Auditório do Bloco C – 14 horas

Palestra: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior

Quinta-feira (05/02)

Palestra: eSocial / Perspectivas de internacionalização na UNIFEBE
Palestrante: Prof. Me. Alessandro Fazzino / Professora Esp. Ana Paula Bonatelli
Local: Auditório do Bloco C – A partir das 19 horas

Sexta-feira (06/02)

Palestra: Ensino a distância
Palestrantes: Dr. Alexandre Marino Costa, Prof. Esp. Antonio Augusto dos Santos Soares, Professora Esp. Denise A. Bunn, Professor Me. Isac José Lopes, Professor Me. Oreste Preti
Local: Auditório do Bloco C – 19 horas

Mais informações proeng@unifebe.edu.br ou (47) 3211-7205.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

1° Termo Ad. ao Edital Unifebe n 30/11 – Referente a 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar para ingresso em 2012/1