A posse do novo reitor, Günther Lother Pertschy, e a despedida da professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli do cargo marcaram não só a manhã de sábado, 9 de abril, mas também a história do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Durante a solenidade de posse, realizada no Anfiteatro da Instituição, ambos fizeram discursos emocionados: palavras de despedida de um lado e expectativas do outro.
Günther falou sobre as ações e os rumos da Instituição. "Decidimos pela escolha de uma gestão centrada no ser humano. Na sua procura por excelência, no seu saber e fazer em função do outro. Na retomada de valores que, efetivamente, ocasionem um destino melhor para a sociedade. Lutaremos por isso, tenham absoluta certeza. Esse é meu sonho", disse ele, após lembrar a frase do poeta Lindolf Bell, que diz: Menor que meu sonho, não posso ser. "É a procura pela realização dos meus sonhos que traça a minha caminhada, com dedicado afinco, coragem, equilíbrio, respeito e total comprometimento e devoção por esta causa. Não pretendo ser, nunca, menor do que meus sonhos", complementou o reitor da Gestão 2011/2015.
Günther também destacou os pilares previstos no seu Plano de Gestão – investimento em pessoas, em tecnologia e busca por fontes de recursos financeiros e excelência no ensino – e frisou seu desejo de tornar a Unifebe referência regional, estadual e nacional. Em seu pronunciamento, não faltaram agradecimentos a presença dos que estiveram na solenidade e aos que confiaram a ele a direção da Unifebe, hoje consagrada como Centro de Educação Superior de qualidade. "Nada para mim poderia ser mais recompensador, mais motivador do que o reconhecimento consensual do meu labor, representado pela escolha democrática de minha pessoa para assumir a sagrada missão de gerir o destino da nossa Instituição", frisou.
Gratidão também foi o sentimento enfatizado pela professora Maria de Lourdes, que agradeceu todos que estiveram juntos em sua caminhada como reitora. "Embora nos separemos, vamos continuar irreversivelmente juntos. Despeço-me num misto de agradecimento e saudade", disse.
Autoridades presentes no evento
Acadêmicos, professores e funcionários da Unifebe, além de integrantes da comunidade e da imprensa, marcaram presença no evento. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon, presidente da Acafe e reitor da Unidavi, Viegand Eger, o vereador Edson Rubem Müller, que representou a Câmara de Vereadores de Brusque, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Brusque, Paulo César Piva, presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Nelson Zen Filho, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (Ampe), Anilcon Schulenburg, presidente do Conselho Curador da FEBE, Halisson Habitzreuter, vice-reitor da Unifebe, Antônio Carlos Schlindwein, pró-reitor de Ensino e Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino e presidente da Associação de Professores e Funcionários da FEBE (Aproffebe), William Fernandes Molina.
Após a posse de Günther como reitor, o prefeito de Brusque falou sobre democracia. Disse que muitos não dão o devido valor para a palavra e esqueceram os anos de chumbo. Neste contexto, lembrou que o novo reitor foi eleito democraticamente pela comunidade acadêmica.
Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social