05 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Hands-on premia estudantes de Engenharia Mecânica

Acadêmicos foram desafiados a construir miniveículo para executar provas do Baja

Projeto que simula a realidade do engenheiro mecânico no mercado de trabalho com problemas técnicos, sociais e emocionais, a 4ª edição do Hands-On terminou na noite de quinta-feira, 4 de outubro, com a solenidade de premiação dos grupos vencedores.

A Comissão Organizadora anunciou que o Grupo 1: Bartolomeu de Gusmão foi o vencedor do desafio. A segunda colocação foi conquistada pelo Grupo 6: Heron de Alexandria e a terceira pelo Grupo 8: Gordon Earle Moore. Outros seis grupos receberam honra ao mérito.

Nesta edição, com criatividade e inovação, os acadêmicos foram desafiados a projetar e construir um miniveículo para executar a simulação de duas provas da competição Baja SAE – provas de velocidade e tração.

Para o acadêmico da 8ª fase, Matheus Merísio, líder do grupo vencedor, o nível de complexidade desta edição foi o grande diferencial. Ele avalia que o resultado foi positivo devido ao empenho e a excelência na divisão de tarefas dos integrantes.

— O trabalho em equipe foi a chave para que alcançássemos o sucesso — destaca.

O estudante da 10ª fase, Gabriel Habitzreuter, do grupo vice-campeão, enfatiza toda edição do Hands-On vem acompanhada por muita emoção. Conforme ele, todos os colegas deram o seu melhor e executaram o desafio com alma e vontade.

Desafio

Os estudantes foram desafiados a projetar e construir um miniveículo para executar a simulação de duas provas da competição Baja SAE – provas de velocidade e tração. Eles se envolveram com um caso real de desenvolvimento automotivo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Neste semestre, os cursos de Publicidade e Propaganda e Psicologia deram suporte ao projeto. Os alunos de Publicidade e Propaganda desenvolveram uma web série com quatro episódios do desafio, e o curso de Psicologia fez uma avaliação do desempenho dos acadêmicos no que diz respeito às competências transversais, como trabalho em equipe, capacidade de solução de problemas e liderança e responsabilidade.

O coordenador de Engenharia Mecânica, Denis Boing, destaca que o Hands-On evolui a cada semestre. Segundo ele, os projetos do Mini Baja possuíram um nível técnico bastante aprimorado e a grande parte dos grupos elaborou soluções complexas para cumprir o desafio.

— Comparando as quatro edições do Hands-On, torna-se nítida a evolução dos acadêmicos no desenvolvimento de projetos focados na realidade do mercado de trabalho. Outro ponto de destaque é a relação com outros cursos de graduação, o que mostra na prática a necessidade de equipes multidisciplinares — pontua.

1º Lugar – Grupo 01 Bartolomeu de Gusmão

• Matheus Merisio (Presidente)
  • Adalberto Speck Dias
  • Alexander Beuting Campos
  • Carlos Eduardo Horn
  • Eduardo Pessoa
  • Hamilton Olimpio Da Silva
  • Jordan Arquimedes Dutra De Souza
  • Luciano Grisa Junior
  • Luís Carlos Frensch
  • Mateus Cestari
  • Matheus Dalcegio Merisi
  • Thiago Ferrarin Cordeiro
  • Wellington Natalicio Ozawa

2º Lugar – Grupo 06 Heron de Alexandria

• Lucas Guimarães Dos Santos (Presidente)
  • Anselmo Rodolfo Fritzen
  • Felipe Pedrini Maestri
  • Fernando Simones De Castro
  • Gabriel Da Silva Lopes
  • Gabriel Habitzreuter
  • Jaison Ferreira Bairro
  • Jorge Augusto Peron
  • Marcia Beatriz Debatin
  • Matheus Kriscinski
  • Osnildo Habitzreuter Junior

3º Lugar –  Grupo 08 Gordon Earle Moore

• Bruno Miguel Cadore (Presidente)
  • André Luís Gonçalves
  • Everton Luis Da Costa
  • Igor Dos Santos Roik
  • Ivan Carlos Rocha
  • Jônatas Juliano Verwiebe
  • Luis Fernando Koschnik Bunn
  • Luiz Carlos Santana De Freitas
  • Matheus Olavo Bellini
  • Michael Roberto Merizio
  • Robson Santin Pasqualotto
  • Yago Marchi De Souza

Os demais grupos receberão certificado de honra ao mérito.

Metodologias Ativas são aplicadas com estudantes de Pedagogia da UNIFEBE
Destaque

Metodologias Ativas são aplicadas com estudantes de Pedagogia da UNIFEBE

19 de maio de 2023