07 de maio de 2013

HEM e UNIFEBE iniciam projeto Biblioteca Ambulante

Estimular a leitura e trazer informação e cultura para o ambiente hospitalar são os objetivos do projeto Biblioteca Ambulante, que será posto em prática na Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque (HEM), neste mês de maio. O projeto é uma parceria do HEM com o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e será desenvolvido por 14 acadêmicos, de variados cursos, que recebem Bolsa de Estudos do Artigo 170. Nas tardes de sábado e domingo, das 14h30 às 17 horas, os estudantes percorrerão os corredores do hospital identificados com um avental do projeto Biblioteca Ambulante e um carrinho cheio de livros e revistas que serão oferecidos aos pacientes. Para isso, a equipe de enfermagem do HEM indicará os quartos a serem visitados pelos acadêmicos, que vão interagir com os pacientes, tentando despertar em cada um o interesse pela leitura. Os livros que serão disponibilizados fazem parte anto do acervo da biblioteca do hospital quanto UNIFEBE.

No sábado, 4 de maio, foi feita a última reunião preparatória com os participantes do projeto, momento em que esclareceram dúvidas e conheceram as instalações e organização do HEM. Por ser a primeira edição do projeto, a supervisora de extensão da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli Uller, considera a procura muito boa por parte dos acadêmicos, que ao receberem a bolsa de estudos, têm a obrigatoriedade de desenvolver 20 horas de trabalho voluntário. “Já tínhamos a vontade de fazer uma parceria com o hospital e deu certo. Acreditamos que eles, como acadêmicos, não podem ficar só nas matérias de sala de aula, têm que fazer o bem para a comunidade por meio da extensão, e esse é um dos projetos”, comenta.

O Biblioteca Ambulante é um projeto social, mas que possui um cunho acadêmico, segundo Ana Paula, já que vai despertar nos pacientes o gosto pela leitura. “Gostaríamos que eles saíssem daqui alimentados de cultura e com o desejo de continuar a leitura de livros, jornais e revistas. E acredito que os funcionários do hospital vendo esse projeto acontecer, talvez se interessem ainda mais pela leitura”, ressalta.

A primeira edição do projeto Biblioteca Ambulante inicia no próximo sábado, 11 de maio, e segue nos meses de junho e início de julho com esse grupo de acadêmicos. Mas o objetivo é dar sequência aos trabalhos com um segundo grupo de alunos.

Texto: Assessoria HEM

Reitora da Unifebe prestigia evento em São João Batista