01 de novembro de 2011

Instituição discute fundação de Lions Universitário

Na manhã desta terça-feira, 1º de novembro, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), estiveram reunidos o reitor da instituição, Günther Lother Pertschy, acadêmicos do curso de Direito, o presidente do Lions Clube Centro, Max Otto Riegert e o PDG governador do distrito LD 5, de Lions Internacional e, também, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Brusque, Anílcon Schulenburg. O objetivo foi discutir a fundação do Lions Universitário Unifebe, com o intuito de estimular os jovens ao voluntariado.

"Fizemos algumas pesquisas no meio acadêmico e verificamos que os universitários têm o interesse de doar parte de seu tempo em prol de causas sociais. E, como já conhecemos algumas pessoas envolvidas com o Lions, o contato ficou mais fácil", explica o acadêmico Waldir da Silva Neto, que conduziu esse processo inicial ao lado dos amigos de curso, Felipe Hort e Anderson Lucas Santos.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, ficou feliz com a iniciativa dos estudantes e colocou a estrutura da universidade à disposição dos acadêmicos para o início dos trabalhos. "A juventude tem muita força para contribuir com a sociedade por meio do voluntariado. Inclusive, o mercado de trabalho reconhece esse interesse e a chance de contratação é maior para quem está envolvido em projetos sociais", avalia o reitor.

Segundo ele, a fundação do Lions Universitário também fortalece valores já em desuso na sociedade. "Sou da época em que a palavra era suficiente. Hoje, assinamos em cartório, com carimbo, e ainda se questiona a veracidade. Hoje, quem pratica atos ilícitos é considerado esperto. E isso não está apenas no meio político e é reflexo de uma sociedade", completa.

O Lions Clube
São mais de um milhão e meio de voluntários no mundo, distribuídos em 206 países e a entidade ocupa cadeira permanente na Organização das Nações Unidas (ONU). Recentemente, na tragédia que atingiu o Japão, foram destinados mais de R$ 6 milhões dólares para a reconstrução do país. Já nas enchentes de 2008, a região do Vale do Itajaí foi contemplada com R$ 200 mil dólares, destinados à fundação da Vila Lions, em Ilhota, onde já existem 14 casas e mais seis estão em construção. Em Brusque, há alguns anos, o Lions abraçou a campanha "Visão em primeiro lugar" e custeou 128 cirurgias no Hospital Dom Joaquim. Além disso, a entidade ergueu e mantém o Lar de Idosos, no bairro Cedrinho.

"Uma das nossas principais orientações é a de que, tudo que se fizer, seja feito com ética. O Lions é uma entidade com voz ativa em muitas decisões, através de seu poder de articulação. Isso também mostra aos jovens a responsabilidade de honrar com o distintivo que vão levar em todas as suas ações", observa o presidente do Lions Clube Centro, Max Otto Riegert, que será o padrinho do Lions Universitário Unifebe e vai acompanhar o andamento dos trabalhos nessa etapa inicial.

Já o PDG governador do distrito LD 5, de Lions Internacional e, também, presidente da Ampe, Anílcon Schulenburg, lembra os acadêmicos que a entidade é apartidária e seus membros não discutem política e nem religião, estabelecendo um respeito mútuo sobre esses temas. "Também temos nossos objetivos claros e um código de ética, do qual o item que mais gosto ensina que, para progredir na vida, não é preciso destruir o trabalho do outro. Pelo que vi aqui, tenho certeza que esse grupo de Lions Universitário será um sucesso", destaca.

Agora, o próximo passo é definir a data de fundação do Lions Universitário Unifebe que, se depender da motivação de seus membros, será em breve.

Texto: Guédria Baron Mota- assessoria da Acibr/Foto: Rafael Zen

Advogados

11 de agosto de 2010
21ª edição do Natal Solidário UNIFEBE é lançado nesta quarta-feira (8)