29 de maio de 2012

Instituição recebe Cartilhas Educativas da Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Celso Carlos Emydio da Silva, foi recebido pelo reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, na tarde desta segunda-feira, 28 de maio, momento em que entregou 500 cartilhas educativas sobre o funcionamento do Poder Legislativo de Brusque para ser disponibilizadas aos universitários.

O material desenvolvido pelo Poder Legislativo explica o funcionamento e as atribuições da Câmara. “É uma Cartilha muito simples, mas com intuito educativo. Não queremos politizar, e sim educar para a política. Nosso objetivo é buscar que a comunidade num todo tenha o entendimento correto sobre o papel dos vereadores e do Poder Legislativo, e os estudantes são importantes nesse processo de construção da cidadania”, declarou o presidente da Câmara.

O reitor demonstrou satisfação em receber o material e parabenizou a iniciativa da Câmara. “Certamente, a comunidade precisa estar inserida nesse processo de democratização e é da universidade que virão as próximas lideranças. Por isso, é de extrema importância que os estudantes tenham essa compreensão e exerçam sua cidadania”, observou Günther.

Em meio ao encontro, o presidente da Câmara agradeceu ao reitor o apoio dado pela entidade, por meio de profissionais e professores, a projetos e atividades desenvolvidos pelo Legislativo, e também convidou Günther a participar de uma sessão legislativa para expor as conquistas e anseios do Centro Universitário de Brusque.

O reitor prontamente aceitou o convite e colocou a instituição à disposição do Legislativo e de toda a comunidade brusquense.

Cartilha

A exemplo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que realiza projetos na área de Educação, a Câmara de Vereadores de Brusque iniciou neste ano o programa Educação para Cidadania, que visa aproximar o Legislativo das Escolas municipais, e principalmente, contribuir na formação política dos estudantes, de forma que reflita na formação da comunidade num todo.

Para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, a Câmara elaborou uma Cartilha Educativa que explica a diferença entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o papel do vereador; as funções da Câmara; como é seu funcionamento; o trâmite de projetos; os tipos de projetos; os tipos de reuniões; a participação popular; o Hino do Município; atividades e um espaço onde o aluno pode manifestar suas reivindicações, sugestões e dúvidas para ser enviadas à Câmara.

O material está sendo distribuído nas escolas e entidades educacionais do Município. A proposta é que após trabalhar o conteúdo da Cartilha em sala de aula, os educadores promovam uma visita dos estudantes ao Poder Legislativo, e na oportunidade, os alunos apresentem suas opiniões e reivindicações, exercendo assim, sua cidadania.

Texto: Ana Roberta E. Venturelli – Câmara de Vereadores de Brusque/Foto: Suelen Cerbaro

Inscrições abertas para universidades parceiras em Portugal

Inscrições abertas para universidades parceiras em Portugal