31 de março de 2017

Intercambistas da UNIFEBE se despedem visitando entidades

O estágio dos alemães Lynett Saecker e Robert Fuchs na UNIFEBE termina nesta sexta-feira, 31 de março. Mas, antes de dar adeus aos colegas, a dupla de estudantes de Karlsdorf-Neuthard e Stuttgart, que estuda Administração Pública na Alemanha, conheceu o funcionamento de diversos órgãos públicos e entidades de Brusque e região.

Compromissos

IMG_5895Os compromissos iniciaram na terça-feira (14), com uma visita à Câmara de Vereadores de Brusque. Eles conheceram as instalações do poder legislativo municipal e assistiram a sessão. Na ocasião, foram presenteados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola, com um brasão do município.

Na quarta-feira (15), conheceram as dependências do Jornal O Município e conversaram com o proprietário do estabelecimento, Claudio Schlindwein. No dia seguinte, visitaram a Prefeitura de Brusque para conhecer o funcionamento da administração pública da cidade.

Na quinta-feira (23), acompanhados do reitor Günther Lother Pertschy e da assessora de relações internacionais Ana Paula Bonatelli, eles visitaram a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em Blumenau. No local, o grupo foi recebido pelo gerente regional da Câmara, Wagner Chugaste Júnior.

— Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer os serviços que a Câmara oferece e também conversaram com a estagiária alemã, Judith Marie Alms, do Departamento de Projetos Internacionais da Câmara — explica Ana Paula.

Na sexta-feira (24), o grupo visitou a Prefeitura de Guabiruba, onde foram recebidos pelo Prefeito Matias Kohler e pelos empresários Pedro Schmitt e Valdir Riffel, que também é presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC. A professora Rosemari Glatz acompanhou o encontro.

— Conversamos sobre o funcionamento do poder público e também sobre os laços de imigração entre Brusque e Guabiruba com Karlsdorf-Neuthard e Karlsruhe. Muitos imigrantes que hoje estão nessas cidades vieram daquela região. Os estagiários identificaram muitos sobrenomes familiares das pessoas daqui — explica Ana Paula.

A última visita foi realizada na quinta-feira (30), na sede do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Integração

integração-alemãesPara compartilhar suas experiências com todos os funcionários da Instituição, os estagiários Robert e Lynett ainda participaram do Integração UNIFEBE. Eles falaram sobre o estágio, suas vidas na Alemanha, a receptividade brasileira e os planos para o futuro.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, além de oportunizar a prática com o estágio, o objetivo foi proporcionar o maior número de experiências possíveis para a dupla.

— Por serem estudantes de administração pública, nossa intenção foi apresentá-los à realidade de nossa região. Acreditamos que eles retornarão para suas residências com uma bagagem riquíssima de conhecimento, assim como a de todos os funcionários que conviveram com eles nesses últimos três meses. Em nome da UNIFEBE, desejamos ao Robert e a Lynett muito sucesso em suas vidas e carreiras. Estaremos sempre à disposição para o que precisarem — afirma.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Projeto de Mecânica é finalista de Prêmio Interamericano de inovação