A edição do fim do mês de abril do projeto Educação em Diálogo com a Comunidade, iniciativa do curso de Pedagogia da UNIFEBE, abriu espaço para os projetos de letramento na educação infantil e ensinos fundamental e médio em escolas de Brusque e região. O seminário Partilhas de práticas de Letramento foi conduzido pelo Grupo de Professores de Linguagens (GPLP), existente há 22 anos.
Durante a programação, as professoras Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig e Adriana Fischer abordaram o tema, bem como importância da formação de professores. Práticas adotadas nas escolas de Brusque e região foram apresentadas pelos professores que fazem parte do grupo de estudos. A programação, acompanhada por acadêmicos de Pedagogia e professores das redes municipais e estaduais, também contou com momentos de interatividade com os responsáveis de cada projeto apresentado.
De acordo com a professora Luciane Oliveira da Rosa, a atividade representa uma oportunidade importante de aproximação. ”O objetivo é dialogar, acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE e a comunidade, sobre as práticas de letramento desenvolvidas na Educação Básica”, descreve.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Eliane Kormann, afirma que o debate focado nas práticas de letramento não se encerra na edição IV do evento e deve ter continuidade na próxima edição. Ela ressalta a importância da troca de experiências proporcionada pelos seis projetos apresentados pelos professores integrantes do GPLP.
“Dialogar sobre letramento é fundamental na formação de professores, pois é preciso ter clareza que é um processo distinto da alfabetização, mas que precisam caminhar juntos, uma vez que o letramento valoriza os conhecimentos das crianças de maneira contextualizada às práticas sociais, o que é fundamental para um processo de alfabetização com significado e sentido”, ressalta.
A acadêmica Juliana Cavalheiro Leite classifica o debate como enriquecedor e de grande contribuição. No caso dela, além dos benefícios para sua formação, ela destaca os reflexos que a atividade pode trazer para sua atuação enquanto monitora. “A teoria sobre o letramento, as sugestões teóricas, a exposição dos livros e materiais utilizados pelas professoras, além dos relatos e registros, foram todos valiosos. Foi incrível ouvir as professoras compartilharem seus projetos, desde a construção até a aplicação”, resume.