notícias colégio
Notícias
17 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

IV Educação em Diálogo com a Comunidade aborda práticas de letramento

Iniciativa é do curso de Pedagogia da UNIFEBE

A edição do fim do mês de abril do projeto Educação em Diálogo com a Comunidade, iniciativa do curso de Pedagogia da UNIFEBE, abriu espaço para os projetos de letramento na educação infantil e ensinos fundamental e médio em escolas de Brusque e região. O seminário Partilhas de práticas de Letramento foi conduzido pelo Grupo de Professores de Linguagens (GPLP), existente há 22 anos.
Durante a programação, as professoras Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig e Adriana Fischer abordaram o tema, bem como importância da formação de professores. Práticas adotadas nas escolas de Brusque e região foram apresentadas pelos professores que fazem parte do grupo de estudos. A programação, acompanhada por acadêmicos de Pedagogia e professores das redes municipais e estaduais, também contou com momentos de interatividade com os responsáveis de cada projeto apresentado.
De acordo com a professora Luciane Oliveira da Rosa, a atividade representa uma oportunidade importante de aproximação. ”O objetivo é dialogar, acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE e a comunidade, sobre as práticas de letramento desenvolvidas na Educação Básica”, descreve.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Eliane Kormann, afirma que o debate focado nas práticas de letramento não se encerra na edição IV do evento e deve ter continuidade na próxima edição. Ela ressalta a importância da troca de experiências proporcionada pelos seis projetos apresentados pelos professores integrantes do GPLP.
“Dialogar sobre letramento é fundamental na formação de professores, pois é preciso ter clareza que é um processo distinto da alfabetização, mas que precisam caminhar juntos, uma vez que o letramento valoriza os conhecimentos das crianças de maneira contextualizada às práticas sociais, o que é fundamental para um processo de alfabetização com significado e sentido”, ressalta.

A acadêmica Juliana Cavalheiro Leite classifica o debate como enriquecedor e de grande contribuição. No caso dela, além dos benefícios para sua formação, ela destaca os reflexos que a atividade pode trazer para sua atuação enquanto monitora. “A teoria sobre o letramento, as sugestões teóricas, a exposição dos livros e materiais utilizados pelas professoras, além dos relatos e registros, foram todos valiosos. Foi incrível ouvir as professoras compartilharem seus projetos, desde a construção até a aplicação”, resume.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Recepção de Calouros da UNIFEBE será realizada no Santos Dumont

Recepção de Calouros da UNIFEBE será realizada no Santos Dumont


05 de fevereiro de 2015
Funcionários participam de Integração UNIFEBE com espetáculo Palavra de Mulher

Funcionários participam de Integração UNIFEBE com espetáculo Palavra de Mulher


22 de agosto de 2014
Relação dos Acadêmicos Classificados para Bolsa de Estudo do Art.170

Relação dos Acadêmicos Classificados para Bolsa de Estudo do Art.170


06 de abril de 2010
Skip to content