notícias colégio
Notícias
01 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Letras-Inglês UNIFEBE utiliza metodologia inovadora para o estudo de textos

Escape Room consiste na resolução de enigmas e desafios

A disciplina de Gestão e Empreendedorismo, oferecida aos alunos da oitava fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE, contou neste início de semestre, com o uso da metodologia Escape Room (que consiste na resolução de enigmas e desafios) para o estudo de textos.

A utilização da ferramenta evidencia o investimento da instituição em metodologias inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Segundo a professora Mariana Vicentini, responsável pela disciplina, a ideia de utilizar o Escape Room surgiu da necessidade de tornar o estudo mais dinâmico e envolvente para os estudantes. “A ideia de uso da metodologia surgiu com base em um capítulo do livro ‘Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais: guia prático para uma docência inovadora’. O capítulo foi escrito pela professora Jô Rosa e com a utilização do Escape Room, foi possível engajar os alunos de uma forma lúdica e desafiadora, o que os motiva a aprender”, avalia a docente.

Como funciona

Para a realização da atividade, a sala de aula é transformada em um ambiente temático, relacionado ao texto que será estudado. Os alunos são divididos em grupos e têm um tempo determinado para solucionar os enigmas e desafios relacionados ao conteúdo do texto.

A metodologia do Escape Room também desenvolve outras habilidades importantes, como trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e tomada de decisões. “Essas habilidades são fundamentais para o mercado de trabalho, especialmente na área de gestão e empreendedorismo”, ressalta a professora Mariana.

Para a acadêmica Bruna Ellyn Baron, o uso dessa metodologia permitiu que os alunos construíssem conhecimento em grupo para tentar resolver enigmas por meio da leitura de um ou mais textos. “É uma experiência diferente, um novo método de trabalhar a leitura, mais dinâmico, já que os alunos se encontram em grupos e podem discutir e compartilhar suas ideias de forma mais abrangente, tornando o feedback imediato”, opina a estudante.

“A utilização das metodologias ativas nas aulas do Curso de Letras-Inglês tira o aluno da sua zona de conforto para que ele cresça com a sua própria força. Além disso, a interatividade com os outros colegas também acaba tendo uma consequência positiva, pois a troca passa a ser ainda mais importante”, sustenta a coordenadora do curso, professora Rosana Paza.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE inaugura Casa Laboratório Sustentável

UNIFEBE inaugura Casa Laboratório Sustentável


13 de dezembro de 2011
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projeto de paisagismo para o Bloco da Saúde
Arquitetura e Urbanismo

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projeto de paisagismo para o Bloco da Saúde


01 de julho de 2020
Professoras da UNIFEBE apresentam características culturais aos estudantes de Português da Universidade do Peru
Internacionalização

Professoras da UNIFEBE apresentam características culturais aos estudantes de Português da Universidade do Peru


28 de junho de 2021
Skip to content