10 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Mais de 400 trabalhos foram apresentados nos eventos científicos realizados pela UNIFEBE em outubro

Entrega de Menção Honrosa para os melhores trabalhos marcou encerramento da programação

Mais de 400 trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores foram apresentados durante os eventos científicos realizados pela UNIFEBE em outubro, dentre eles o 22º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex, a 17ª Mostra de Extensão, o 6º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade – ITS, o 1º Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE e o 1º Seminário Internacional de Iniciação Científica.

Este ano, os autores transformaram o átrio do Bloco A, em uma verdadeira exposição de conhecimento científico, com a apresentação dos pôsteres desenvolvidos em sala de aula e em suas pesquisas de iniciação científica. Para que mais pessoas pudessem acompanhar o evento, a instituição manteve, além das apresentações presenciais, as apresentações virtuais, com transmissão pelo Google Meet.

O evento foi aberto com a palestra “Brusque Multifacetada: A Influência dos (I)migrantes para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região”, ministrada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. A programação contou ainda com palestras com foco em Inovação e Sustentabilidade na Era Digital, tema central dos eventos promovidos pela universidade. “Foi uma semana em que a nossa instituição abriu as portas para compartilhar produção de conhecimento científico de qualidade com toda a comunidade acadêmica, escolar e externa. Agradecemos a participação e o envolvimento de todos os cursos, do Colégio UNIFEBE e dos familiares que prestigiaram os eventos”, destacou o supervisor de Pesquisa da UNIFEBE, Daniel Goulart.

Os mais de 400 trabalhos foram submetidos nas categorias artigo completo, pôster, resumo expandido e feira steam. “Com a orientação e supervisão dos professores, nossos estudantes desenvolveram pesquisas de iniciação científica que, com certeza, contribuirão para o debate e a produção de novos conhecimentos sobre suas áreas de atuação. A universidade é o local ideal para estes debates e nós, universidade comunitária, alinhamos esses temas de acordo com as demandas apresentadas pela sociedade”, pontou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

A programação dos eventos científicos encerrou na última terça-feira, dia 31 de outubro, com a entrega dos certificados de menção honrosa para os melhores trabalhos apresentados, de acordo com suas modalidades. “A certificação é apenas o reconhecimento por todo esforço, dedicação e comprometimento dos professores e estudantes. O principal intuito de todos esses eventos realizados em outubro é o de aproximar os alunos da produção científica, mas principalmente, de que eles percebam o impacto que o conhecimento tem para transformarmos tantas realidades”, elucidou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enalteceu o sucesso dos eventos. “Além de consolidados em nossos calendários acadêmico e escolar, os eventos científicos movimentam nossa instituição de uma forma única. É muito gratificante perceber o compromisso dos professores e estudantes, e o prestígio e participação da comunidade externa. Parabéns a todos pelos riquíssimos trabalhos”, concluiu a reitora.

Clique e confira a relação dos trabalhos premiados em 2023:

Confira as fotos da premiação

Primeiro resultado do Processo Seletivo Especial para 2008/1

11 de dezembro de 2007