Mais de 400 trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores foram apresentados durante os eventos científicos realizados pela UNIFEBE em outubro, dentre eles o 22º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex, a 17ª Mostra de Extensão, o 6º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade – ITS, o 1º Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE e o 1º Seminário Internacional de Iniciação Científica.
Este ano, os autores transformaram o átrio do Bloco A, em uma verdadeira exposição de conhecimento científico, com a apresentação dos pôsteres desenvolvidos em sala de aula e em suas pesquisas de iniciação científica. Para que mais pessoas pudessem acompanhar o evento, a instituição manteve, além das apresentações presenciais, as apresentações virtuais, com transmissão pelo Google Meet.
O evento foi aberto com a palestra “Brusque Multifacetada: A Influência dos (I)migrantes para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região”, ministrada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. A programação contou ainda com palestras com foco em Inovação e Sustentabilidade na Era Digital, tema central dos eventos promovidos pela universidade. “Foi uma semana em que a nossa instituição abriu as portas para compartilhar produção de conhecimento científico de qualidade com toda a comunidade acadêmica, escolar e externa. Agradecemos a participação e o envolvimento de todos os cursos, do Colégio UNIFEBE e dos familiares que prestigiaram os eventos”, destacou o supervisor de Pesquisa da UNIFEBE, Daniel Goulart.
Os mais de 400 trabalhos foram submetidos nas categorias artigo completo, pôster, resumo expandido e feira steam. “Com a orientação e supervisão dos professores, nossos estudantes desenvolveram pesquisas de iniciação científica que, com certeza, contribuirão para o debate e a produção de novos conhecimentos sobre suas áreas de atuação. A universidade é o local ideal para estes debates e nós, universidade comunitária, alinhamos esses temas de acordo com as demandas apresentadas pela sociedade”, pontou o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
A programação dos eventos científicos encerrou na última terça-feira, dia 31 de outubro, com a entrega dos certificados de menção honrosa para os melhores trabalhos apresentados, de acordo com suas modalidades. “A certificação é apenas o reconhecimento por todo esforço, dedicação e comprometimento dos professores e estudantes. O principal intuito de todos esses eventos realizados em outubro é o de aproximar os alunos da produção científica, mas principalmente, de que eles percebam o impacto que o conhecimento tem para transformarmos tantas realidades”, elucidou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.
A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enalteceu o sucesso dos eventos. “Além de consolidados em nossos calendários acadêmico e escolar, os eventos científicos movimentam nossa instituição de uma forma única. É muito gratificante perceber o compromisso dos professores e estudantes, e o prestígio e participação da comunidade externa. Parabéns a todos pelos riquíssimos trabalhos”, concluiu a reitora.
Clique e confira a relação dos trabalhos premiados em 2023: