notícias colégio
Notícias
25 de junho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Manual desenvolvido por estudantes da UNIFEBE orienta como empresa pode implantar logística reversa

Acadêmicos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica entregaram propostas para a empresa Giracor Tinturaria de Malhas.

Inspirados nas ideias sustentáveis de reaproveitamento de materiais para outros ciclos produtivos da indústria, os acadêmicos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), desenvolveram durante a Jornada de Curricularização da Extensão um manual para implantar a logística reversa de embalagens plásticas e tubetes de papelão, na empresa Giracor Tinturaria de Malhas.

Para formular os procedimentos, os estudantes conheceram a problemática da indústria, que recebe a malha crua, tinge, enrola em canudos de papelão e embala em um plástico para ser comercializada. Ao chegar ao cliente, as embalagens plásticas e tubetes de papelão são descartados, gerando uma produção de lixo que poderia ser reciclado. Foi pensando em viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em outros ciclos produtivos ou para destinação final ambientalmente adequada, que os estudantes sugeriram a implantação da logística reversa.

No manual, os acadêmicos se propuseram a encontrar parceiros no setor de reciclagem que se comprometessem em recolher os materiais descartados pelos clientes. Em Santa Catarina, por exemplo, a empresa aproveitaria o serviço de entrega para retornar à sede os plásticos e canudos de papelão. Para esse procedimento, os estudantes contataram três empresas de reciclagem interessadas na parceria.

Já fora do estado, a ideia é que a Giracor converse com o cliente, propondo que ele se responsabilize pela coleta e destinação correta do material reciclável, e em troca receba um desconto no valor de sua próxima compra com a tinturaria. Para essa parceria, os estudantes contataram 12 empresas de fora de Santa Catarina e enviaram a relação dos interessados para a análise da Giracor.

 

O coordenador de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UNIFEBE, professor Wallace Nobrega Lopo, explica que por meio de ações de logística reversa a empresa, parceira do projeto, atende à legislação estadual e reafirma sua postura de ser ambientalmente consciente. “A atividade desenvolvida entre os dois cursos foi uma ponte entre a academia e a indústria. Como neste semestre nosso tema era sustentabilidade, eles puderam usar a engenharia a favor das demandas da empresa e da sociedade”, salienta Wallace.

Para a acadêmica da 1ª fase de Engenharia de Produção, Mariah Boratti, a atividade permitiu que os estudantes conhecessem questões específicas do mercado de trabalho. “Trabalhamos com uma questão real que as indústrias enfrentam no seu dia a dia, e com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, somados à nossa criatividade, sugerimos soluções para essas demandas”, destaca Mariah.

O acadêmico de Engenharia Mecânica, Charles Duarte, enfatiza que como futuros engenheiros é um diferencial se manter atualizado às adequações do mercado de trabalho. “Cada vez mais a sociedade tem exigido da indústria um posicionamento sobre questões ambientais. Nesse sentido que precisamos estar atentos, sempre pensando em soluções que beneficiem as empresas, mas principalmente, a sociedade como um todo”, pontua Charles.

 

O manual desenvolvido pelos estudantes foi entregue à Giracor que analisará a implantação do sistema. “O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos vem ao encontro da missão da nossa empresa. Ficamos muito felizes com a parceria e, com certeza, temos desejo de implantar o projeto, que servirá de exemplo para outras empresas do ramo e fomentará ainda mais as causas ambientais na indústria têxtil”, estima o gerente industrial da Giracor, Ronaldo Zucconelli.

 

Além de auxiliar a indústria no processo de logística reversa, o intuito dos acadêmicos com o projeto de Curricularização da Extensão é contribuir para a conservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases tóxicos.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 1ª e 3ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura interino da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante se envolve diretamente com a comunidade com ações que estão vinculadas à sua formação universitária, de modo a viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I – 21/08/2008

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I – 21/08/2008


21 de agosto de 2008
Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe

Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe


18 de outubro de 2010
Biblioteca expõe livros danificados em ação de conscientização
UNIFEBE

Biblioteca expõe livros danificados em ação de conscientização


30 de novembro de 2016
Skip to content