29 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Medicina UNIFEBE desenvolve ações para a promoção da saúde dos acolhidos da Comunidade Bethânia de São João Batista

Projeto foi aplicado por estudantes da 2ª fase do curso

Fotos: Assessoria de imprensa Comunidade Bethânia

Com o intuito de compartilhar informações e reforçar a importância do cuidado e prevenção, os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveram uma série de ações para a promoção da saúde dos acolhidos da Comunidade Bethânia, de São João Batista.

Divididos em equipes, os 60 estudantes da 2ª fase do curso realizaram uma programação de palestras e conversas com os acolhidos sobre assuntos voltados à saúde da mulher, saúde do homem, saúde mental e atividade física, uso abusivo de medicamentos, quais os impactos das drogas no corpo humano e com foco em cuidar de quem cuida.

As ações foram realizadas entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, supervisionadas pela professora Jô Rosa, no componente Curricular Cultura e Cidadania. “Proporcionar essa interação com a comunidade, sob o olhar de cuidado com a saúde do outro, contribui para que esses estudantes se desenvolvam como cidadãos e profissionais mais humanos”, esclarece a professora Jô Rosa.

Para a assistente social e coordenadora de acolhimento da Comunidade Bethânia, Simone Vargas Mazera, os temas abordados pelos estudantes são importantes para o processo de acolhimento dos moradores da Comunidade. “Foi muito positivo para o próprio processo de restauração deles, visto que são assuntos presentes na nossa vivência na Comunidade, como os impactos das drogas no corpo, a automedicação e até as questões relacionadas ao autocuidado. Foi um projeto muito relevante e que abrangeu não apenas os acolhidos, mas inclusive os profissionais que atuam na nossa entidade”, destaca Simone.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Essa interação com a sociedade desde as primeiras fases do curso, ressalta o acadêmico Tibor de Bittencourt Nagy, contribui para uma formação médica ainda mais humanizada. “Por meio desse projeto pudemos partilhar conhecimento técnico e científico com a comunidade, aprimorando todo o aprendizado que estamos adquirindo em sala de aula”, relata o estudante.

Amparados por professores, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“Na Medicina, essas intervenções ficam ainda mais evidentes quando refletem nos serviços e atendimentos prestados à população. É esse integrar comunidade e universidade que transforma o aprendizado em iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos das atividades desenvolvidas na Comunidade Bethânia, de São João Batista:

Abertas inscrições para a XI Mostra de Talentos da UNIFEBE
Egresso

Abertas inscrições para a XI Mostra de Talentos da UNIFEBE

25 de março de 2014
Entrevista para a Função de Servente – 16/05/2008

16 de maio de 2008
Espetáculo teatral é apresentado para crianças na Unifebe

27 de maio de 2009