notícias colégio
Notícias
29 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Medicina UNIFEBE desenvolve ações para a promoção da saúde dos acolhidos da Comunidade Bethânia de São João Batista

Projeto foi aplicado por estudantes da 2ª fase do curso

Fotos: Assessoria de imprensa Comunidade Bethânia 

 

Com o intuito de compartilhar informações e reforçar a importância do cuidado e prevenção, os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveram uma série de ações para a promoção da saúde dos acolhidos da Comunidade Bethânia, de São João Batista.

Divididos em equipes, os 60 estudantes da 2ª fase do curso realizaram uma programação de palestras e conversas com os acolhidos sobre assuntos voltados à saúde da mulher, saúde do homem, saúde mental e atividade física, uso abusivo de medicamentos, quais os impactos das drogas no corpo humano e com foco em cuidar de quem cuida.

As ações foram realizadas entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, supervisionadas pela professora Jô Rosa, no componente Curricular Cultura e Cidadania. “Proporcionar essa interação com a comunidade, sob o olhar de cuidado com a saúde do outro, contribui para que esses estudantes se desenvolvam como cidadãos e profissionais mais humanos”, esclarece a professora Jô Rosa.

Para a assistente social e coordenadora de acolhimento da Comunidade Bethânia, Simone Vargas Mazera, os temas abordados pelos estudantes são importantes para o processo de acolhimento dos moradores da Comunidade. “Foi muito positivo para o próprio processo de restauração deles, visto que são assuntos presentes na nossa vivência na Comunidade, como os impactos das drogas no corpo, a automedicação e até as questões relacionadas ao autocuidado. Foi um projeto muito relevante e que abrangeu não apenas os acolhidos, mas inclusive os profissionais que atuam na nossa entidade”, destaca Simone.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Essa interação com a sociedade desde as primeiras fases do curso, ressalta o acadêmico Tibor de Bittencourt Nagy, contribui para uma formação médica ainda mais humanizada. “Por meio desse projeto pudemos partilhar conhecimento técnico e científico com a comunidade, aprimorando todo o aprendizado que estamos adquirindo em sala de aula”, relata o estudante.

Amparados por professores, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“Na Medicina, essas intervenções ficam ainda mais evidentes quando refletem nos serviços e atendimentos prestados à população. É esse integrar comunidade e universidade que transforma o aprendizado em iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos das atividades desenvolvidas na Comunidade Bethânia, de São João Batista:

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicas de Ciências Contábeis da UNIFEBE são aprovadas no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Destaque

Acadêmicas de Ciências Contábeis da UNIFEBE são aprovadas no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina


01 de junho de 2023
UNIFEBE auxilia estudantes na escolha profissional
UNIFEBE

UNIFEBE auxilia estudantes na escolha profissional


16 de setembro de 2016
Programa Alerta Vermelho terá atividades nos próximos sábados

Programa Alerta Vermelho terá atividades nos próximos sábados


08 de dezembro de 2009
Skip to content