26 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Medicina UNIFEBE realizará testes rápidos para hepatites virais

Ação, que contará também com palestras de conscientização, faz parte da campanha “Julho Amarelo”

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por isso, na próxima quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais acadêmicos da 4ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE realizarão testes rápidos para diagnóstico das doenças e reforçarão ações de prevenção e dicas relacionadas à luta contra a hepatite.

A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizada nos consultórios de simulação do Bloco F e ocorrerá em dois períodos: matutino, das 8h30min às 12h e vespertino, das 18h às 21h15. Também será ministrada pela Dra. Vanessa Andrade Cruz Vento uma palestra de conscientização sobre ISTs no auditório do Bloco F às 9h e às 19h. O evento é aberto a acadêmicos, professores e comunidade em geral.

De acordo com a professora Juliana Chaves Costa Pinotti, da Unidade Curricular Interação em Saúde na Comunidade (IESC), a ação será um momento importante na formação dos futuros médicos. “Os estudantes desenvolverão competências como interações sociais, culturais e de saúde com a comunidade. Além disso, esse momento também irá possibilitar a integração de atividades teóricas e práticas”, garante a professora Juliana.

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE e Secretário Municipal de Saúde, enaltece a participação dos estudantes na ação. “Será mais uma oportunidade de nossos acadêmicos estarem em contato direto com a comunidade e pôr em prática o conteúdo abordado em sala de aula”, afirma o doutor Osvaldo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população.

Representantes da UNIFEBE visitam empresa referência em cervejas
Visita técnica

Representantes da UNIFEBE visitam empresa referência em cervejas

24 de maio de 2018