Vídeos sobre a história de Brusque e o seu patrimônio cultural foram produzidos por acadêmicos do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE durante a Curricularização da Extensão do primeiro semestre de 2024. As produções são trabalhadas desde março, quando os acadêmicos participaram de oficina sobre o patrimônio da cidade, produção de roteiros e vídeos. A atividade teve como tema Memória e Patrimônio Cultural e deveria unir história e língua inglesas para gerar materiais apropriados para serem utilizados por professores de inglês, em escolas.
Nas produções, feitas em inglês, os acadêmicos puderam explorar o conhecimento proporcionado por palestras como da professora Jaqueline Kuhn, sobre as histórias dos casarões de Brusque; professora Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig, com quem leram e discutiram textos e formas de escrever sobre as memórias. A formação ainda possibilitou uma oficina com o professor Carlos Eduardo Michel, para os acadêmicos poderem aprimorar os seus conhecimentos sobre a história de Brusque e sobre a produção de videocasts.
Para a professora Rosana Paza, coordenadora do Curso de Letras — Inglês, esse olhar para Memória e Patrimônio Cultural tem muita relevância. Ela destaca o papel da atividade na sociedade. “Ao se relacionar à formação de uma memória coletiva, compreendemos o passado e o comportamento de um grupo social, uma cidade ou até mesmo uma nação. Além disso, o estímulo à memória contribui para a formação de identidade, a retomada de raízes e a compreensão sociocultural de um povo”, descreve.
Aprendizado ampliado
Segundo a professora Suy Mey, responsável pela Curricularização de Letras – Inglês no semestre, a proposta proporcionou uma experiência diferente da que os acadêmicos do curso estavam acostumados. “Usar recursos com os quais não estavam muito familiarizados e pensar numa intervenção na escola sem estarem diretamente inseridos nela. Foi uma proposta desafiadora, mas que rendeu muitos aprendizados e um ótimo resultado”, indica.
Acadêmica da 6.ª fase de Letras – Inglês, Martina Kuehl, confirma a leitura feita pela professora e descreve a atividade como especial. “A apresentação sobre os casarões de Brusque fez-me sentir mais conectada com a nossa história local. A conversa sobre o tempo trouxe reflexões que me fizeram pensar de maneira diferente sobre a passagem do tempo”, afirma. “Produzir os videocasts foi um desafio, mas também uma das partes mais gratificantes. Pôr as nossas ideias em prática e compartilhar com os colegas foi uma experiência única e, no final, essa Curricularização foi ótima”.