notícias colégio
Notícias
19 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Olga Luisa dos Santos

Memória e patrimônio cultural são temas de Curricularização do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE

Durante a iniciativa, acadêmicos desenvolveram videocasts focados no tema

Vídeos sobre a história de Brusque e o seu patrimônio cultural foram produzidos por acadêmicos do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE durante a Curricularização da Extensão do primeiro semestre de 2024. As produções são trabalhadas desde março, quando os acadêmicos participaram de oficina sobre o patrimônio da cidade, produção de roteiros e vídeos. A atividade teve como tema Memória e Patrimônio Cultural e deveria unir história e língua inglesas para gerar materiais apropriados para serem utilizados por professores de inglês, em escolas.

Nas produções, feitas em inglês, os acadêmicos puderam explorar o conhecimento proporcionado por palestras como da professora Jaqueline Kuhn, sobre as histórias dos casarões de Brusque; professora Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig, com quem leram e discutiram textos e formas de escrever sobre as memórias. A formação ainda possibilitou uma oficina com o professor Carlos Eduardo Michel, para os acadêmicos poderem aprimorar os seus conhecimentos sobre a história de Brusque e sobre a produção de videocasts.

Para a professora Rosana Paza, coordenadora do Curso de Letras — Inglês, esse olhar para Memória e Patrimônio Cultural tem muita relevância. Ela destaca o papel da atividade na sociedade. “Ao se relacionar à formação de uma memória coletiva, compreendemos o passado e o comportamento de um grupo social, uma cidade ou até mesmo uma nação. Além disso, o estímulo à memória contribui para a formação de identidade, a retomada de raízes e a compreensão sociocultural de um povo”, descreve.

Aprendizado ampliado

Segundo a professora Suy Mey, responsável pela Curricularização de Letras – Inglês no semestre, a proposta proporcionou uma experiência diferente da que os acadêmicos do curso estavam acostumados. “Usar recursos com os quais não estavam muito familiarizados e pensar numa intervenção na escola sem estarem diretamente inseridos nela. Foi uma proposta desafiadora, mas que rendeu muitos aprendizados e um ótimo resultado”, indica.
Acadêmica da 6.ª fase de Letras – Inglês, Martina Kuehl, confirma a leitura feita pela professora e descreve a atividade como especial. “A apresentação sobre os casarões de Brusque fez-me sentir mais conectada com a nossa história local. A conversa sobre o tempo trouxe reflexões que me fizeram pensar de maneira diferente sobre a passagem do tempo”, afirma. “Produzir os videocasts foi um desafio, mas também uma das partes mais gratificantes. Pôr as nossas ideias em prática e compartilhar com os colegas foi uma experiência única e, no final, essa Curricularização foi ótima”.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Design de Moda lança viagem internacional “Trend View”
UNIFEBE

Design de Moda lança viagem internacional “Trend View”


14 de outubro de 2016
Evento internacional com foco em criatividade e inclusão na interface da educação será realizado em abril pela UNIFEBE
Destaque

Evento internacional com foco em criatividade e inclusão na interface da educação será realizado em abril pela UNIFEBE


25 de fevereiro de 2025
5ª  Feira do Livro de Brusque acontece até domingo na Praça Sesquicentenário

5ª Feira do Livro de Brusque acontece até domingo na Praça Sesquicentenário


06 de agosto de 2013
Skip to content