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22 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Letras/Inglês da UNIFEBE ministraram aulas para estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Santa Terezinha

Atividade foi desenvolvida durante a Semana de Curricularização da Extensão

O projeto “Intercâmbio e Diálogo Intercultural entre a Universidade e Escola” possibilitou que logo na 1ª fase do curso, a acadêmica de licenciatura de Letras/Inglês da UNIFEBE, Ana Luiza Michel, lecionasse uma aula aos estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Santa Terezinha.

Com o tema “Countries – países que falam inglês como primeira língua”, os acadêmicos elaboraram planos de aulas, levando em conta o fato de que a leitura de textos em Inglês é a habilidade mais exigida em nosso país, tanto na vida cotidiana quanto na vida acadêmica.

“Ter uma experiência como essa, logo na 1ª fase do curso de licenciatura é muito importante, pois fez com que conhecêssemos um pouco mais de como é ser professor e de todo o sentimento de gratidão que a profissão traz”, conta a acadêmica Ana Luiza Michel.

A coordenadora de Letras/Inglês da UNIFEBE, professora Rosana Paza, explica que o intuito dos estudantes era potencializar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, de um modo contextualizado e significativo. Para isso, os acadêmicos sugeriram situações de leitura em inglês, organizadas em pré-leitura, leitura e pós-leitura.

“Quando se desenvolve as habilidades e técnicas de leitura e compreensão de texto em língua estrangeira, amplia-se o vocabulário básico, bem como se compreende as regras básicas de estrutura gramatical em língua inglesa”, enfatiza Rosana.

Os planos de aula desenvolvidos pelos acadêmicos e apresentados aos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Santa Terezinha, foram elaborados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, considerando as habilidades voltadas ao ensino da língua inglesa.

De acordo com a BNCC, o estudo da língua inglesa pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, e ainda ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, que, por sua vez, abre novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.

“É esse caráter formativo que inscreve a aprendizagem de inglês em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica, na qual as dimensões pedagógicas e políticas estão intrinsecamente ligadas”, complementa a professora Rosana.

Intercâmbio e Diálogo Intercultural entre a Universidade e Escola

O projeto Intercâmbio e Diálogo Intercultural entre a Universidade e Escola é uma iniciativa desenvolvida pelo curso de Letras/Inglês, na Semana de Curricularização da Extensão. “O projeto de Curricularização da Extensão foi muito importante e enriquecedor para nossa escola. Esta ação realizada pelos acadêmicos na comunidade pôde despertar o interesse e também possibilitou aos alunos da escola novos conhecimentos, aplicados de forma dinâmica e interativa”, enaltece a diretora da EEB Santa Terezinha, Marcela Perilli.

“Eu gostei muito das aulas e deste projeto. Foi animado, divertido além de podermos conhecer um pouco mais da cultura inglesa de uma forma diferente”, comenta a aluna do 3º ano, Patrine Melo.

Para a professora da disciplina de Língua Inglesa I, da UNIFEBE, Francine Sens, a atividade proporciona a integração dos acadêmicos com as disciplinas do curso. “Além disso, a atividade capacita o domínio das competências de organização e planejamento de projetos, oportunizam o desenvolvimento de trabalhos práticos e estimulam o trabalho de aprendizagem em grupos a partir de metodologias ativas e dos estudos obtidos em cada semestre. Uma experiência incrível”, afirma a professora.

A primeira vez lecionando jamais será esquecida pelo acadêmico João Victor Martins. “O contato com os estudantes e o seu interesse nas aulas me fez perceber que estou no caminho certo. Tudo valeu a pena: o desenvolvimento dos planos de aula, as atividades e dinâmicas realizadas com os alunos, o retorno que obtive dos mesmos, foi uma experiência única. Meu agradecimento à coordenação e aos professores por nos proporcionarem vivenciar nossa futura profissão na prática”, elogia João.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

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