06 de junho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Oscar de Contabilidade Pública premia trabalhos de acadêmicos de Ciências Contábeis

Estudantes receberam reconhecimento por projetos desenvolvidos em grupos durante seminário

Com o objetivo de desenvolver a criatividade, dinamismo e trabalho em equipe, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE promove o “Oscar de Contabilidade Pública”, que premia os melhores trabalhos desenvolvidos no seminário da disciplina de Contabilidade Pública I.

A premiação, de acordo com o criador e professor da disciplina, Rodrigo Marassi, é um estímulo aos estudantes no desenvolvimento da atividade. “O objetivo do Oscar é premiar tanto o mérito dos alunos ao elaborar e apresentar o trabalho quanto a criatividade inserida nas apresentações de slides. Com isso, os alunos se sentem mais motivados a desenvolver um trabalho de melhor qualidade, pois seu desempenho irá definir não somente sua nota no seminário, mas também a possibilidade de receber um prêmio”, detalha o professor, que foi o responsável pela avaliação dos trabalhos.

Foi a 14ª edição da premiação inspirada na tradicional cerimônia que reconhece os melhores filmes e atores do cinema. Nesta edição, os vencedores receberam uma estatueta semelhante à entregue na cerimônia estadunidense. A acadêmica Larissa Brogni foi a premiada na categoria Best Actress in a Leading Role (Melhor Atriz), que premiou o aluno que melhor apresentou oralmente o seminário. “Foi gratificante ter esse reconhecimento, pois sempre gostei de fazer apresentações e com isso tive um incentivo na preparação para as próximas. Foi algo bem diferente e positivo, já que estimulou os alunos a aperfeiçoarem o trabalho e a forma de apresentar”, comemora a estudante, que junto do seu grupo também venceu a categoria Best Original Screenplay (Melhor Roteiro Original), reconhecimento para a equipe que melhor trouxe os itens do artigo inseridos na apresentação, de acordo com o checklist do professor. O trabalho responsável pelas premiações se chamava “Homem-Fiscal – Longe de corrupção” e além de Larissa, contava com Gabriel Mayer, Mateus Guilherme De Marchi e Nádia Maria Marcilio.

Os prêmios foram entregues por alunos egressos do curso e vencedores de edições anteriores. O Oscar já foi aplicado anteriormente nas disciplinas de Contabilidade Pública I, Contabilidade Pública II e Teoria da Contabilidade.

O professor Antônio Carlos Schlindwein, coordenador do curso, valoriza a iniciativa. “Foi um momento de interação entre os nossos egressos e os acadêmicos, além de uma oportunidade de desenvolver competências como criatividade, oralidade e o conhecimento sobre contabilidade pública. Atividades como essa comprovam que a contabilidade pode ser aprendida de uma forma dinâmica e divertida”, atesta o professor.

Confira a lista dos premiados:

Categoria: Best Original Screenplay (Melhor Roteiro Original)
Premia a equipe que melhor trouxe os itens do artigo inseridos na apresentação do artigo, de acordo com o checklist do professor.
Vencedor: Homem-Fiscal – Longe de corrupção (Gabriel Mayer, Larissa Brogni, Mateus Guilherme De Marchi e Nádia Maria Marcilio).

Categoria: Best Adapted Screenplay (Melhor Roteiro Adaptado)

Premia a equipe que melhor elaborou a avaliação de crítica da equipe anterior, tanto do artigo da equipe anterior, quanto da apresentação da equipe anterior.
Vencedor: H2O – As sereias da LRF (Isabelly Cristina Martins de Souza, Luana Vitória Tomio e Rosany Rocinholi).

Categoria: Best Supporting Actress (Melhor Atriz Coadjuvante)
Premia o aluno que melhor apresentou (oralmente com auxílio de power point) a avaliação crítica.
Vencedora: Isabelly Cristina Martins de Souza por “H2O – As sereias da LRF”

Categoria: Best Cinematography (Melhor Fotografia)
Premia a equipe que melhor deu a “cara” das apresentações de slides, no que tange aos planos de fundo, combinações de cores e enquadramentos de textos e elementos dos slides.
Vencedor: Analise antes de gastar (Jessica Andresa de Almeida, Leonardo Marlom Milverstet e Sara Melzi Voltolini).

Categoria: Best Production Design (Melhor Direção de Arte)
Premia a equipe que melhor deu “vida” às apresentações de slides, no que tange aos recursos de criatividade utilizados, como esquemas, imagens, animações, gráficos, tabelas, quadros, etc.
Vencedor: Os três concurseiros (Bruno Henrique de Mendonça, Fabricia Regina Imhof Lapolli e Lucas Matos da Silva).

Categoria: Best Visual Effects (Melhores Efeitos Visuais)
Premia a equipe que melhor fez uso de efeitos nas apresentações de slides.
Vencedor: Harry Potter e a execução orçamentária (Alecsandra Tomasi, Luís Henrique Heckert Constantini e Oscar Jose Comandolli).

Categoria: Best Editing (Melhor Montagem)
Premia a equipe que elaborou o melhor pôster para o trabalho da equipe.

Categoria: Best Directing (Melhor Direção)
Premia o aluno que desempenhou o melhor papel de liderança em sua equipe.
Vencedora: Fabricia Regina Imhof Lapolli por “Os três concurseiros”

Categoria: Best Actress in a Leading Role (Melhor Atriz)
Premia o aluno que melhor apresentou (oralmente com auxílio de power point) o trabalho.
Vencedora: Larissa Brogni

Categoria: Best Picture (Melhor Filme)
Premia a equipe que teve o melhor trabalho com a consolidação do desempenho obtido em todas as categorias.
Vencedora: H2O – As sereias da LRF (Isabelly Cristina Martins de Souza, Luana Vitória Tomio e Rosany Rocinholi).

Egressos do curso que apresentaram o Oscar e entregaram os prêmios:

Morgana Roselis Heil
João Victor Zuchi