22 de maio de 2013

Palestra aborda como dar sentido à vida

Na última segunda-feira, a pós-graduação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a palestra “Logoterapia – Análise Existencial” em parceria com a Associação Viktor Emil Frankl (ALVEF), de Curitiba-PR.

Guilherme Falcão substituiu a palestrante Sheila Maria Hesketh Rabuske, que não pôde comparecer por motivos de saúde. Ele falou sobre como a logoterapia ajuda a dar um sentido à vida. Segundo ele, a busca da pessoa por um sentido é a motivação primária em sua vida. O sentido é único e específico para cada individuo.

“As peculiaridades de cada individuo é que vão definir o sentido da vida. Temos a responsabilidade de encontrar em si o que dar à vida. A logoterapia afirma que o fim da vida não é autorrealização, mas a autotranscendência. Não basta o indivíduo ser feliz, ele precisa ser solidário a outro ser humano e compartilhar a felicidade”.

O palestrante ainda afirmou que essa transcendência pode ser encontrada na família, no trabalho, no lazer, ou seja, onde há relação humana independente de questões sociais, culturais ou étnicas.

Fique por dentro

A Logoterapia foi criada por Viktor Emil Frankl, um médico psiquiatra, prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz (Alemanha), na época da Segunda Guerra Mundial. Durante o período em que ficou preso, ele estudou o porquê de algumas pessoas sobreviverem àquelas condições sub-humanas e outras não terem resistido e morrerem. O resultado das suas análises foi publicado em um livro chamado “Em busca de sentido”, que deu origem à Logoterapia, uma terapia que busca desenvolver nas pessoas o sentido da vida.

Texto: Elizandra Damasceno

Palestra sobre alterações do CPP encerra Simpósio Jurídico

05 de outubro de 2012
1º Termo Aditivo ao  Edital Unifebe nº. 12/10 – 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar